quinta-feira, 24 de março de 2011

Tv: Homenagem a Moacyr Scliar

Tv: Homenagem a Moacyr Scliar: "

Autor por Autor apresenta entrevista inédita com o escritor





A Tv Cultura exibe neste domingo (27/03), às 19:30, episódio inédito de Autor por Autor em homenagem ao médico e escritor gaúcho Moacyr Scliar, que completaria 74 anos nesta semana. O autor morreu em 27 de fevereiro deste ano.


Curador da Flip e consultor literário do programa, Manuel da Costa Pinto abre a edição dedicando o especial à memória de Scliar. A atração exibe uma das últimas entrevistas concedidas pelo escritor, gravada em outubro do ano passado em seu apartamento em Porto Alegre.


No bate-papo, Scliar fala sobre seus pais imigrantes, o interesse pela medicina, o surgimento da literatura em sua vida, os prêmios que recebeu ao longo da carreira, a presença da temática judaica em sua obra, entre outros assuntos.


A entrevista é intercalada por uma dramatização da vida e obra do imortal escritor (membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003) interpretada pelos atores André Frateschi (como Moacyr), Daniel Rossi e Zé Carlos Machado.


Veja aqui um trecho do programa e da entrevista inédita:




Com direção de Ricardo Elias, a co-produção da Tv Cultura e Sesc Tv apresenta também uma animação de um trecho do livro Max e os Felinos e comentários de Scliar sobre a polêmica envolvendo o autor canadense Yann Martel, acusado de plagiar sua obra.


Filho de imigrantes russos, sua mãe, leitora apaixonada, se inspirou-se no romance de José de Alencar para batizá-lo Moacyr, como o filho da índia Iracema. “Moacyr quer dizer filho da dor. Eu imagino que ela fez isso como uma homenagem ao José de Alencar. Não creio que seja uma alusão ao significado do nome. De qualquer maneira, havia nesse nome uma mensagem. Uma mensagem que hoje eu interpreto como sendo o seguinte, como se ela estivesse me dizendo: Eu quero que tu sejas um leitor e se possível, um escritor”, conta Scliar na entrevista.


Autor de mais de 70 livros em vários gêneros: romance, conto, ensaio, crônica, ficção infanto-juvenil, escreveu, também, para a imprensa. É considerado um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea.


Serviço:



Autor por Autor Moacyr Scliar


Tv Cultura – Domingo, dia 27/03, às 19:30 horas.


Sesc Tv – Segunda, dia 28/03, às 23:00 horas.

Reapresentações: dias 29/03, às 3h; 03/03, à 0h.


Share/Bookmark

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário