domingo, 10 de abril de 2011

Animação infantil rica em detalhes e cores! Conferimos a estréia de “Rio”

Animação infantil rica em detalhes e cores! Conferimos a estréia de “Rio”: "

Nesta sexta-feira, 08 de abril, fomos conferir a estréia nacional de “Rio”, a animação infantil do produtor e diretor brasileiro Carlos Saldanha, num material exclusivo que conta com distribuição da Fox Film. Um filme de animação na medida para crianças, daqueles de se comprar e rever inúmeras vezes na sala de casa. Uma produção delicada, rica em detalhes, que fala em sentimentos e valores morais, também com crítica social, mas sem nenhuma surpresa e com muitos estereótipos… ou seja, perfeito pra crianças, mas passível de críticas e decepção para alguns adultos por aí. Eu, como tenho olhar de criança, amei e minha família também!



Blue, a ararinha azul, espécie em extinção, capturada pelo mercado negro quando ainda filhote, vive como um animal domesticado e muito feliz, por sinal, sem grandes aventuras até que um dia, Rodrigo Santoro bate à sua porta e a partir daí todas as novidades possíveis passam a acontecer. A grande viagem de Blue tem como objetivo apresentá-lo à única fêmea da sua espécie, Jade, uma ave de personalidade e cativante.


A ficção tem um pé na realidade já que a temática fala sobre pássaros e o problema do tráfico de animais recorrente no mundo todo, resultando na extinção das espécies. E para mostrar o impacto da visão dos turistas (através dos olhos de Blue) sobre o Rio, cidade do diretor Carlos Saldanha pela qual é visivelmente apaixonado, cartões postais como a Pedra Bonita, Corcovado, Pão de Açúcar, Bondinho de Santa Tereza, Arcos da Lapa, o Sambódromo e claro, Copacabana, sem esquecer de prédios símbolo do centro da cidade como os do Largo da Carioca. Através dos vôos dos pássaros e das asadeltas símbolo da cidade, o espectador tem a visão destas partes lindas da cidade… Ah, antes que me esqueça, como estou me tornando bairrista, devo acrescentar que Niterói aparece como cenário de fundo em várias fotos-divulgação e claro, a nossa Ponte Rio-Niterói também figura nas telonas, hehe.



As cópias em 3D (apesar das opções convencionais tb) parecem ser as mais indicadas, pois o vôo, o ballet e a coreografia dos pássaros em todas as suas cenas (do início ao fim) fazem valer a sensação de tê-los mais próximos de nós, destacando-se para fora da tela. As cores vivas e esfuziantes também me impressionaram e a música, poderia ficar falando apenas dela… o CJ então, adorou, batia palminhas.


Bom, era isso. Fica nossa sugestão de programa cultural no melhor estilo #lazercomfilhos para que as famílias brasileiras se animem a conferir Blue e seus novos amigos numa das 1000 salas de cinema em todo o país.


“As crianças, sem nenhuma dúvida, vão ficar deslumbradas”, como afirmou a equipe da Crescer.






Dos integrantes da foto acima: Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) dá voz à namorada Jade, Jesse Eisenberg (A Rede Social) ao domesticado Blu e Rodrigo Santoro dubla o ornitólogo brasileiro Túlio. Na versão dublada Adriana Torres, Gustavo Pereira e novamente Santoro, respectivamente fazem as vozes dos personagens. Na trilha sonora composta por gravações de Carlinhos Brown, Will.i.am (do grupo Black Eyed Peas) e Bebel Gilberto o filme ganha seu brilho a mais. Cá entre nós, sobre este filme, vale a pena comprar o CD com a trilha sonora :)




Share

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário