sábado, 16 de abril de 2011

DICA DA FILME: Documentário Bebês

FONTE:Para além do cuidar - Educação Infantil »

Documentário Bebês: "

Em maio de 2010, no fim de semana de estreia de “Homem de Ferro 2″, uma outra produção conseguiu chamar a atenção do público nos EUA: era “Bebês”, documentário francês sobre… bebês.
Ao assisti-lo, percebe-se que ele poderia ter sido um fracasso: não possui narração, quase não tem falas e nem sequer exibe uma história bem definida. Apenas uma observação cronológica, a evolução e descoberta dos bebês em seu primeiro ano de vida, quando ainda estão todos na fase oral.

D004-00629R

O diretor Thomas Balmès acompanhou por mais de um ano quatro recém nascidos: Ponijao, da Namíbia; Bayarjargal, da Mongólia; Mari, do Japão; e Hattie, dos EUA. Graças a um trabalho prévio de acompanhamento das mães, elas se mostram muito à vontade frente à sua câmera, mesmo no momento crucial e íntimo do parto.



Em algumas sequências, a impressão é de que a câmera estava escondida ou estática e sem nenhum profissional por perto, a fim de captar os chamados “espaços vazios”, momentos em que aparentemente nada acontece, mas que transmitem a síntese e a beleza da vida.

Além do crescimento e descobertas das crianças, o fator cultural é um ponto de observação muito forte e talvez o mais interessante. Vemos as diferenças de criação entre as culturas de quatro povos diferentes, assim como identificamos os traços comuns em todas as mães.

2010_babies_006


O fato é que observar bebês é uma das práticas favoritas de muita gente. Quem fizer parte deste grupo, adorará assistir este filme.

5965_5277878304

Mesmo sem oferecer nenhuma inovação de linguagem ou grandes curiosidades, “Bebês” se revela uma boa fonte de discussão, a posteriori, sobre psicologia infantil ou antropologia.

São Paulo Unibanco Arteplex Frei Caneca
Horários: 14h – 16h – 18h – 20h – 22h
Unibanco Arteplex Frei Caneca (Sala 7)

Espaço Unibanco Pompéia
Horários: 14h10 – 18h10 – 20h
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário