sábado, 16 de abril de 2011

Grupos de Articulação Local debatem políticas públicas para crianças e adolescentes



14/04/2011

 
Foto: Divulgação/SMAS
A 1ª Coordenadoria de Assistência Social (CAS) promoveu nesta quarta-feira, dia 13, o primeiro encontro entre representantes dos Grupos de Articulação Local (GAL) Centro, Prefeitura do Rio de Janeiro, Unicef/RJ e entidades da sociedade civil, para avaliar a implementação do programa Plataformas dos Centros Urbanos naquela região. Durante o encontro, jovens lideranças dos GAL Mobilização (CRAS Deputado Luiz Eduardo Magalhães), Mosaico (CRAS Professora Ismênia de Lima Martins) e República Imperial (CRAS XV de Maio) apresentaram um balanço das atividades realizadas em 2010 e as estratégias de trabalho para 2011.

A coordenadora do escritório da Unicef no Rio de Janeiro, Juliana Phebo, falou sobre a importância da articulação política dos adolescentes, principalmente na definição das prioridades de suas comunidades e no estabelecimento de metas para que sejam concluídas. De acordo com ela, é importante que os jovens sejam estimulados a praticar todas as formas de comunicação para que possam deixar o seu recado.

- O adolescente precisa entender que ele é ator de sua própria vida. Ao mesmo tempo em que aponta as demandas ele também pode ajudar na construção das soluções -.

Também participaram da reunião, representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Associação dos Empregados do Comércio, Sistema Firjan, entre outras entidades.

O Plataformas é um projeto da Unicef com o objetivo de promover o fortalecimento e o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o acesso de crianças e adolescentes a seus direitos à saúde, alimentação, educação, cultura e esporte. Os GAL participam do programa por meio da implantação de diferentes ações dentro das comunidades, de acordo com as demandas da população local, como, por exemplo, a necessidade de novas escolas, postos de saúde e a criação de um novo espaço para a prática esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário