terça-feira, 17 de maio de 2011

Uma Haydea para o sucesso!

Parabéns a 10ª CRE,Equipe de Direção, alunos e famílias que construiram esta vitória.

http://bairroeducador.blogspot.com/

Uma Haydea para o sucesso!: "
Eliane de Souza, Patrícia Lopes e a
Coordenadora Pedagógica Marise
“Teremos um grande desafio”. Essas palavras foram usadas pelas diretoras da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, Patrícia Gomes de Azevedo e Eliane de Souza Lopes, no final de 2009, quando saiu o resultado da prova do IDERIO, na qual a escola constava na pior colocação entre todas da 10ª CRE e a segunda pior de todo o Município do Rio de Janeiro.
A partir deste resultado, a coordenação pedagógica da escola se reuniu e começou a trabalhar em cima do que seria necessário para melhorar a classificação da escola na avaliação de 2010.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas na parte elétrica, hidráulica e estrutural, a escola seguiu o planejamento inicial e, após muitos simulados, em conjunto com um bom trabalho em equipe, o trabalho da direção foi premiado e a escola ficou na 2ª colocação geral da 10ª CRE (entre as escolas do amanhã) e em 7º lugar entre todas as escolas da 10ª CRE.


Confira abaixo a entrevista completa com as diretoras.

Bairro Educador – Após ser a pior escola da 10ª CRE em 2009, a escola ficou em 2ª lugar respectivamente em 2010. O que isso representou para a escola?
Eliane de Souza Lopes - Ficamos muito felizes com esse resultado, que foi muito importante para nós. Estamos no 3º ano de direção e essa nota começou a mostrar o trabalho da nossa coordenação.
BE- Como foi à preparação para à prova?
Eliane – Pegamos o conteúdo utilizado na prova de 2009 e começamos a trabalhar em cima dele. Mensalmente os alunos faziam simulados e, os que eram maus avaliados, passavam por aulas de reforços.
Patrícia – Foi um longo trabalho desde que assumimos a escola. Em 2009 encontramos à escola com outra realidade, sem material, péssima infraestrutura, sem Projeto Político Pedagogo (PPP) adequado, faltava uma autoanálise.
Após essa análise descobrimos que o fraco desempenho era por conta de questões intraescolares e não só sócio escolar, como muito se falava.
BE – Quais as metas e o planejamento para 2011?
Eliane – Além de manter a linha de trabalho que vêm dando certo, temos que preparar os novos professores para que eles entendam as práticas pedagógicas da escola e consigam dar sequência ao planejamento. Além disso, estamos modificando o perfil da escola, que voltou a ser considerado pelos alunos como um lugar legal para ficar, onde ele gosta de estar, voltou a ser a 2ª casa de nossos estudantes. Atualmente nossos alunos passam quase o dia todo na escola, por conta das oficinas e com isso muda a visão da escola, passa a ser mais participativo
Nota: A escola perdeu 14 professores que pediram dispensa no início deste ano.
BE – De onde vêm à motivação para enfrentar o dia a dia na escola?
Patrícia Gomes – No meu caso a motivação é por conta de história de vida pessoal. Fui aluna de escola pública e então só estou fazendo o possível para devolver tudo aquilo de bom que recebi.
BE – Como resolveu estas questões?
Patrícia- Através de três etapas:
1ª diagnosticar os principais problemas
2ª planejamento de como solucionar estes problemas
3ª ação imediata para resolvê-los
BE – em que a escola ainda precisa melhorar para conseguir melhorar ainda mais sua colocação no IDERIO e alcançar uma boa nota no IDEB?
Patrícia – Ainda temos questões a melhoras em relação à estrutura física e pedagógica da escola. Estamos sanando os problemas da unidade aos poucos. Precisamos de uma quadra urgente, pois temos um anexo desativado que não podemos utilizar porque foi interditado. Ainda mais que a partir de agosto teremos 500 alunos no contra turno.
Nossa rede elétrica precisa ser trocada já que temos ar condicionado para todas as salas e não podemos instalar
BE – Como é o trabalho de vocês frente à escola?
Eliane – Nosso trabalho é duro, diariamente abrimos à escola 6h quando tiramos a merenda. O preparo do almoço começa 6h30 e os alunos começam a chegar às 7h. Somente a educação infantil faz desjejum, mas a nossa intenção é que todos os alunos também possam ser contemplados.
Atendemos à comunidade de 7h às 17h e somente após esse horário é que resolvemos a parte administrativa da escola, saindo às 19h30 todos os dias.
Queria ressaltar que o Leite é objeto de luxo no bairro, poucos consomem, então quero fazer com que todos meus alunos possam tomar um copo de leite com biscoito no desjejum.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário