terça-feira, 17 de maio de 2011

LIXO: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR

http://loungeempreendedor.blogspot.com/

LIXO: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR: "


Um dos principais méritos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) aprovada pelo legislativo e regulamentada pelo Governo Federal sob Lei 12.305/2010 é promover a inclusão social de trabalhadores que durante muitos anos foram esquecidos pelo poder público, viveram na informalidade, mas contribuíram (e muito!) para reduzir desigualdades sociais e preservar o meio ambiente.
Enquanto a produção de lixo do brasileiro cresce seis vezes mais que o crescimento da própria população e os “lixões” e aterros se esgotam para o depósito de resíduos (quando não explodem como em Itaquaquecetuba), encontrar e valorizar alternativas de geração de renda e comercialização dos resíduos recicláveis é um passo importantíssimo.
É fundamental que a sociedade se sensibiliza sobre a necessidade de reduzir a quantidade de lixo que produz evitando o desperdício, reduzindo o consumo desmedido e reaproveitando materiais e embalagens. Além disso, precisamos orientar o descarte do lixo de maneira adequada, consciente e responsável separando corretamente aquilo que é reciclável.
Se a geração de lixo sempre foi um grande problema para as cidades; até 2014, o cenário tende a se complicar ainda mais.
Por isso, não há como questionar o importância das organizações de catadores de lixo, assim como sua participação na gestão integrada dos resíduos sólidos e em toda a cadeia produtiva. No processo da reciclagem, materiais usados e descartados retornam ao seu ciclo de produção ao serem transformados em novos bens de consumo. O ciclo torna-se virtuoso ao resgate do equilíbrio do meio ambiente.
Hoje, milhares de brasileiros sobrevivem como catadores de materiais potencialmente recicláveis e têm nessa atividade sua única fonte de renda. Através de sua força de trabalho, reduzem a quantidade de lixo despejada nos lixões, prolongam a vida útil dos aterros regulares e contribuem para a otimização dos gastos com a limpeza pública. Isso, sem contar a imensa contribuição ambiental: impedem a proliferação de doenças, reduzem a exploração dos recursos naturais e a poluição do ar, das águas e do solo.
Fortalecer a cultura de reciclagem é um desafio de todo cidadão. Na onda dos três “R”s, as cooperativas de reciclagem são parceiras fundamentais às empresas, poder público e sociedade para um melhor gerenciamento dos resíduos.
Pense nas ações que você, sua empresa e sua família têm feito para:


Reduzir: Evite o desperdício, adotando hábitos de consumo conscientes e saudáveis.
Reutilizar: Use várias vezes o mesmo produto, sempre que possível, antes de descartá-lo.
Reciclar: Transforme materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial, em novos produtos. Se não puder fazer isso sozinho, separe os resíduos para facilitar a reciclagem, pesquisando as alternativas de destinação.


Hoje, um grupo de blogueiros do hub “Viva Positivamente” está unido para conhecer uma dessas experiências. Para mim, um momento novo e de grande aprendizado. (Eba!!! Adoooro)
Mesmo depois de anos de apoio à formalização de cooperativas e do conhecimento adquirido junto ao CRUMA, cooperativa criada em maio de 1996 em Poá/SP e que ganha respeito e credibilidade a cada ano, estar pessoalmente no Instituto Coca-Cola em pleno lançamento da Semana Otimismo que Transforma e ver de perto o trabalho da ONG Doe seu Lixo é um ótimo início de semana.
Estou certa que a volta a Mogi das Cruzes será repleta de boas idéias justamente no auge das discussões sobre aterro sanitário, lixão e afins. Infelizmente, nossa região precisou de uma explosão (literalmente!) para se dar conta de que os recursos naturais são finitos e de que precisamos encontrar alternativas para a manutenção do desenvolvimento, geração de renda e preservação ambiental. Tudo junto e misturado!


Visite o Lounge Empreendedor e deixe sua opinião sobre o conteúdo deste texto.
Te espero por lá...

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário