terça-feira, 20 de setembro de 2011

IDÉIAS - Kokedama, onde o vaso é feito de musgo

http://www.viladoartesao.com.br/blog
Kokedama, onde o vaso é feito de musgo:

Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Banner Arte Textil


Kokedama de terra e musgo sobre prato de madeira liso


Vocês já ouviram falar em Kokedama? Basicamente o Kokedama é uma forma de plantar onde o vaso é o musgo e a própria terra que segura as raízes. Como tudo na cultura japonesa, essa é uma técnica que requer calma e paciência na elaboração, mas é bastante simples e o resultado enche nossos olhos.


 


Monte seu Kokedama


 


Você vai precisar de:



  • mudas pequenas

  • terra para bonsai e turfa

  • musgo seco e musgo vivo

  • barbante de algodão cru e linha de algodão verde


 









Misture as partes de turfa e terraMisture as partes de turfa e terra de bonsai na seguinte proporção 7 partes de turfa para 3 de terra. Vá adicionando água aos poucos para formar uma pasta não muito úmida mas que não se quebre ao ser moldada.








Modele bolas com a massa de terra não muito grandes, mas com tamanho suficiente para abrigar suas mudas. Reserve.Modele bolas com a massa de terra








Prepare as mudasPrepare as mudas retirando de volta das raízes o máximo de terra possível. As raízes ficarão aparentes. Faça isso com muito carinho e cuidado.








Envolva as raízes com o musgo seco e amarre sem apertar com o barbante de algodão. O musgo seco funcionará como um hidratante, pois possui grande capacidade de reter água, mantendo as raízes úmidas.Envolva as raízes com o musgo seco








Faça furos nas bolas de terra e coloque neles as mudasPegue as bolas de terra reservadas, faça furos bem no centro delas e coloque neles as mudas já envolvidas no musgo. Todas as raízes e o musgo deverão ficar cobertos pela terra.








Para terminar envolva a bola de terra com o musgo vivo e fixe com linha de algodão verde o suficiente para manter o musgo no lugar.Aplique o musgo vivo por fora da bola de terra

 


Depois disso você pode pendurar seu kokedama ou mesmo colocar sobre um prato ou um suporte bem minimalista ao estilo japonês. O importante é valorizar o vaso de terra e musgo.


 


Pequeno Kokedama sobre suporte aberto


 









Flores plantadas em KokedamaO kokedama pode receber luz de sol, mas deve ser molhado diariamente, de preferência no período da manhã. Se você pendura-lo use um spray para molhar, se colocar sobre um suporte cuide para não molhar em excesso pois não há drenagem. Lembrem que o vaso é a própria terra.

 


Qualquer tipo de planta pode crescer num Kokedama, tudo o que você precisa é dar à ela o cuidado que ela exige. As samambaias são uma espécie que se adapta facilmente, então comece por uma delas e depois experimente outros tipos de flores e plantas.


Lembrete: todos os itens como turfa, terra para bonsai e o musgo vocês encontram em boas floriculturas e casas de jardinagem.


Gosta de dicas com plantas? Leia essa outra sugestão: Vasos no coador de café.


Passo-a-passo: Design Sponge, College Life DIY, Cute Bonsai Tree


Fotos: Japan Bonsai, Creating Querencia, Laud8


Nenhum comentário:

Postar um comentário