terça-feira, 20 de setembro de 2011

SETEMBRO AZUL

http://elosdasaude.wordpress.com/
SETEMBRO AZUL:

A próxima segunda-feira, 26 de setembro, é Dia Nacional dos Surdos. A data comemora a criação, em 1857, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e é oportunidade para lembrar as lutas e conquistas das pessoas surdas no Brasil. Organizado pelo Movimento Surdo em Favor da Educação e Cultura Surda, o mês Setembro Azul busca promover a mobilização da sociedade brasileira para a reformulação do Plano Nacional de Educação e a implementação de escolas bilíngues para surdos em todo o país.


“A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como língua oficial pela Lei Federal Nº 10.236 de 2002, e promover espaços bilíngues para a educação de surdos é fundamental para a integração social desta população”, ressalta a fonoaudióloga Cristina Justo, do CMS Professor Masao Goto.


Há dois meses, a unidade de saúde integra a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – RAP da Saúde, com uma particularidade: a integração entre adolescentes surdos e ouvintes. A experiência tem sido fundamental para trazer o tema da acessibilidade aos debates e atividades desenvolvidos pelo RAP da Saúde e para dar visibilidade à população surda e suas reivindicações.


A professora Verônica Lima, que participa do Projeto Parceria Saúde, Educação de Surdos e Família, conta que o trabalho tem despertado o interesse mútuo entre adolescentes surdos e ouvintes sobre a forma como o outro sente, vive, se comunica e se posiciona politicamente. “A participação no RAP da Saúde tem sido fundamental para a inserção política dos jovens surdos, que no último final de semana participaram da I Conferência Carioca de Juventude e foram eleitos delegados para a I Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro”, avalia Verônica.


CMS Prof Masao Goto: jovens surdos e ouvintes na I Conferência Carioca de Juventude


Dia 10 de setembro, os jovens que integram o pólo do RAP da Saúde no CMS Masao Goto participaram de manifestação pelo Dia Mundial da Língua de Sinais, na praia de Copacabana. A intervenção chamou a atenção para a reivindicação do Movimento Surdo pela implementação de escolas bilíngües para surdos.


Jovens do RAP da Saúde participam no Dia Mundial da Língua de Sinais


Semana do Surdo

 Durante a mobilização pelo Setembro Azul, a Semana do Surdo, comemorada de 22 a 26 de setembro promove uma série de atividades. Na quinta e na sexta-feiras, dias 22 e 23, o SESC Madureira recebe o Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos. Além de fórum de debates sobre acesso e inclusão, o evento promove o Circuito Cultural, com a participação das crianças, dos adolescentes e seus familiares, e apresentação do Teatro da Acessibilidade.


No Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, a Escola Municipal Getúlio Vargas, em Bangu, promove o Encontrão de Surdos. O evento presta homenagem à professora Rosângela Ramos e marca a reinauguração do auditório do colégio. A programação inclui o depoimento de ex-alunos surdos, da rede municipal de educação do Rio de Janeiro, da UFRJ e da Faculdade Simonsen e roda de conversa com a advogada surda Priscila Cavalcanti, sobre o papel da educação na promoção da saúde e da cidadania e na inclusão política e social de surdos.


O público também poderá participar de quatro oficinas temáticas: Fale, não se cale, direcionada a mães e familiares de surdos; Cultura e Identidade Surda, dinamizada por uma adolescente surda, com o objetivo de promover a integração entre adolescentes surdos e ouvintes; estudantes e professores; Lindos e surdos, com dicas de beleza; e recreação para crianças surdas e seus familiares.


Assista ao vídeo sobre o Movimento Surdo em favor da Educação e da Cultura Surda




>> Saiba mais sobre o Movimento Social dos Surdos no Brasil


>> Conheça o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES


>> Conheça a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS


>> Acesse o dicionário eletrônico da Língua Brasileira de Sinais


 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário