terça-feira, 20 de setembro de 2011

Quais são os eixos para compartilhar conteúdos educacionais? #ft_eie11

http://www.samshiraishi.com/
Quais são os eixos para compartilhar conteúdos educacionais? #ft_eie11:

Creio que alguns aqui lembram de quando comentei que sou insider brasileira do VI Encontro Internacional Educarede promovido pela Fundação Telefônica. Com o mote “Atitude 2.0: aprender é compartilhar“, desde 1º/09 estamos fazendo um “esquenta” virtual do evento presencial, com a participação de educadores e especialistas em educação e tecnologia de todos os países onde o Educarede atua: Brasil, Espanha, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e México.


VI Encuentro Internacional EducaRed 2011


Apesar do glamour de um encontro presencial na Europa, confesso que eu considero a riqueza da troca online muito maior porque alcança milhares de pessoas, numa integração que instiga o ambiente de intercâmbio cultural e possibilita o conhecimento de diferentes realidades iberoamericanas.


E o objetivo é este: reunir todos aqueles que se interessam em contribuir com o debate das inovações educativas no âmbito de uma sociedade em rede, conectando educadores, docentes, líderes, redes, organizações educativas e gestores. E nós, claro, pais (avós, tios, enfim, educadores informais, mas educadores importantes) somos convidados a participar, basta acessar a página do Encontro onde e preencher o cadastro, já disponível na rede social.


Além do espaço com eventos, podemos compartilhar links ou notícias em nossos perfis, abrindo debates que nos interessam – e mostrar que as famílias também tem muito a contar sobre o uso de TIC (tecnologias de informação e comunicação) e sobre a forma como estas ferramentas são usadas como apoio na educação das crianças dentro dos lares.


[Aliás, este tema está num debate aberto lá: "A família e as TIC - qual é o nosso papel como educadores no lar na introdução das tecnologias da informação e comunicação?" - vale a visita e o comentário!]


O lema desta edição, “Atitude 2.0: aprender é compartilhar”, define a essência do que o encontro pretende disseminar: uma atitude ativa e participativa nos mais diversos eventos organizados online e presencialmente. O intuito é que os participantes se apropriem do evento, sugerindo, movimentando, colaborando e colocando em questão os temas levantados pela programação.


A programação será estruturada em quatro eixos:



  • Conhecer: acesso ao conhecimento por meio de especialistas;

  • Experimentar: “aprender fazendo” em grupo e em rede;

  • Compartilhar: acesso ao conhecimento através das experiências práticas realizadas por outros;

  • Debater: acesso ao conhecimento através da interação e do contraste de saberes e opiniões.


E se você entrou, viu tudo em espanhol e se assustou, fique tranquilo: as informações na rede estarão sempre disponíveis e atualizadas em português e espanhol, assim como toda programação do evento. E a ideia é que a gente converse de forma bilíngue mesmo, naquela mistura que fazemos tão bem quando encontramos estrangeiros que falam espanhol!


:-)


P.S. E se você acha que não tem assunto para tratar no encontro virtual, veja quanta coisa interessante conversamos nos últimos dias e que são assuntos próximos de todos nós ou veja na Minha página lá.


Wall de Sam Shiraishi no ning do VI Encontro Internacional Educarede promovido pela Fundação Telefônica





Nenhum comentário:

Postar um comentário