quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lançamento do Blog: “fala Grêmio!”

http://bairroeducador.blogspot.com/
Lançamento do Blog: “fala Grêmio!”:
Na última sexta feira, dia 16 de setembro de 2011, foi realizado no Centro Cultural Calouste Gulbenkian o lançamento do blog “fala Grêmio!”, um espaço virtual de articulação entre os grêmios estudantis, escolas e 1ª CRE.
Blog idealizado pela 1ª CRE: falagremio.blogspot.com

Todas as escolas da 1ª CRE foram convidadas a participar do lançamento, juntamente com seus respectivos grêmios estudantis. A maioria das escolas compareceu ao evento de maneira bastante participativa. As crianças e os adolescentes envolvidos puderam deixar suas impressões sobre o momento através da produção de cartazes que permaneceram expostos durante a atividade.
As estudantes do grêmio da Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti mostram o seu cartaz
O lançamento oficial do blog foi realizado pelo assessor José Luiz Pinheiro de Andrade e a assessora Fátima Sueli, juntamente com os representantes da Saúde, da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento (CAP) 1.0 e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Na ocasião, foi oferecido um maravilhoso lanche que fez a alegria da criançada e dos adultos também! Continuando a programação, tivemos uma apresentação instrumental de ritmos brasileiros feita pelo professor Marciano - Fundação Gol de Letra, localizada no Caju, zona norte do Rio de Janeiro - de maneira bem pedagógica e agradável, convidando os alunos e os professores a entrarem em contato com os instrumentos musicais e com ritmos brasileiros, começando com o baião, passando pelo xote, samba de terreiro, maculelê e não poderia fechar sem nosso querido samba de carnaval.
Equipe da 1ª CRE, da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento (CAP) 1.0 e da Prefeitura do Rio de Janeiro apresentando o blog “fala Grêmio!”

Após a aula de ritmos com o professor Marciano, tivemos a apresentação da Escola Municipal Mascarenhas de Morais, atendida pelo projeto Gol de Letra, onde o mesmo realiza um trabalho de valorização da cultura brasileira de Norte a Sul, através da integração entre dança, teatro e música com as crianças do 2º Turno Cultural.
Estudantes que foram convidados para tocarem baião, xote e samba



Para fechar a festa, tivemos duas apresentações de danças folclóricas: o Maculelê, dança afro brasileira e indígena, muito bem representada pelas crianças mostrando todo swing e molejo carioca e o Bumba meu Boi, dança originária do Nordeste do país, festa de influência indígena, européia e africana, onde o boi é o ator principal da festa e o mais esperado do evento.
Apresentações de Maculelê e Bumba meu Boi dos estudantes da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes


Os alunos da E. M. Mascarenhas de Morais representaram muito bem essa festa colorindo e alegrando ainda mais o evento. Todos ficaram admirados e empolgados com as apresentações e dinâmicas realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário