quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FORMATURA DOS ALUNOS DO PROJETO AUTONOMIA CARIOCA

Cerca de 10.000 alunos dos 7° e 8° anos, com defasagem idade-série, concluíram o Ensino Fundamental

21/12/2011 » Autor: Joana Martins



A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, participou nesta quarta-feira (dia 21), no Maracanãzinho, da formatura dos alunos do Autonomia Carioca. O projeto, realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo corrigir a defasagem idade-série de cerca de 10.000 alunos dos 7° e 8° anos. A ação permitiu que os alunos concluíssem o Ensino Fundamental. Para a secretária de Educação, Claudia Costin, o Autonomia Carioca possibilita aos estudantes acreditar em um futuro melhor.



– Vocês tiveram uma oportunidade única e souberam aproveitá-la. Muitos de vocês, com certeza, já haviam pensado em largar os estudos, mas com o esforço dos professores da rede e com essa nova metodologia aprender ficou muito mais fácil. As aulas são diferenciadas, mais dinâmicas e os estudantes passam não só pelas provas da aceleração, mas pelas provas do município. Nessas aulas eles assumiram responsabilidades e os professores foram espetaculares. Mobilizamos muitos professores da nossa rede para darem aulas a esses jovens e fazer a supervisão do processo para garantir que fosse de muita qualidade – afirmou a secretária.



Durante seu discurso, a secretária de Educação, Claudia Costin, deixou uma mensagem para os formandos.



– Não parem de estudar. Façam o Ensino Médio, sigam adiante com os seus sonhos. A conclusão do Ensino Médio possibilita a construção de um futuro de classe média, com mais qualidade de vida – declarou a secretária, que parabenizou ainda todos os professores pelo trabalho realizado.



O Autonomia Carioca é um projeto voltado para o nivelamento de alunos dos 7° e 8° anos do Ensino Fundamental, por meio da aceleração dos estudos e da correção da defasagem idade-série. Para a realização do Autonomia Carioca, 384 professores da rede municipal foram capacitados na metodologia Telecurso, da Fundação Roberto Marinho. Esse trabalho foi iniciado em fevereiro de 2010 e, desde então, os alunos das escolas da Prefeitura do Rio vêm aprendendo de forma lúdica, com recursos audiovisuais, os conteúdos de todas as disciplinas dos 7º, 8º e 9º anos, conseguindo, assim, avançar e concluir o Ensino Fundamental.



Esta é a segunda formatura realizada pelo Autonomia Carioca. O programa, que foi adotado este ano em 273 escolas da rede municipal de ensino do Rio, já formou 17 mil estudantes (incluídos os 10 mil deste ano).



No programa, o papel do professor é fundamental. É dele a função de criar condições favoráveis à construção de uma aprendizagem que promova a cidadania e a qualidade de vida. Ao longo do ano letivo, cada educador se dedica a uma única turma, renovando sua prática pedagógica e conhecendo melhor o cotidiano dos alunos. Para isso, eles participaram de uma formação continuada, com o apoio de materiais pedagógicos concebidos especialmente para esse processo.





De acordo com o secretário Geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, a formatura dos alunos do programa Autonomia Carioca é um verdadeiro exemplo de como é possível rever conceitos, mudar paradigmas.



– Participar desse momento da transformação da qualidade da Educação na cidade do Rio de Janeiro é uma honra para a Fundação. Não existe nada mais importante do que a Educação. Por isso, formandos, continuem a estudar sempre – disse



Durante a cerimônia, dez alunos subiram ao palco para receber seus diplomas. A estudante Mônica Santos, de 16 anos, proferiu o juramento, que foi repetido por todos os alunos que estavam no Maracanãzinho. Segundo a aluna Mônica, participar deste projeto lhe devolveu a oportunidade de alcançar seu sonho: ser pediatra.



– Concluí o Ensino Fundamental e agora só penso em começar o Ensino Médio. As aulas desse projeto são mais interessantes, nos despertam a capacidade de ser e fazer acontecer. Afinal, autonomia é isso. Não foi fácil concluir esta etapa dos estudos. Aprendi muito, principalmente que sou capaz de realizar meus objetivos – afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário