quinta-feira, 1 de março de 2012

A Escrita do Diferente

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Parabéns a toda equipe do GEC Coelho Neto e principalmente ao Professor Marcelo Ferreira pela criação, sensibilidade e desenvolvimento do projeto.
A Escrita do Diferente:

Uma reflexão sobre a adolescência a partir da leitura e debate do livro “O Diário de Anne Frank”



O projeto de leitura que desenvolvi com a turma 1801, no Projeto de Vida, debateu o papel da escrita e de sua compreensão, a partir do ponto de vista da escritora. Trata-se de Anne Frank, a adolescente judia que se escondeu do nazismo antissemita e escreveu seu diário entre 1942 e 1945, dos 12 aos 14 anos. Sua obra expõe a vida regular em casa, na escola, na comunidade e, posteriormente, no “anexo secreto”, o esconderijo de sua família e de outros judeus.


Anne conseguiu traçar esse caminho de perseguição e sonhos, percorrido ao mesmo tempo por ela, seus pais e amigos, todos judeus, e construiu uma obra literária histórica. Anne Frank mostra que de diferente ela não tinha nada: era uma menina com anseios e expectativas, que foi arrebatada pela perseguição e pelo desejo de entendimento – e nos arrebatou a todos no processo de leitura de sua história.


Dessa forma, a leitura compartilhada do “diário” mostra que “a escrita do diferente” é, na verdade, igual. Chegamos a esta conclusão quando percebemos que a literatura que se apresenta não foi escrita por alguém que se parecesse com um homem descrito pelos nazistas, embasada em seus preconceitos. Entendemos que o preconceito apenas engana ou esconde obras e pessoas de valor inestimável para seus próximos e a comunidade, quiçá para a humanidade.


Objetivos:



  • Desenvolvimento de alta competência em leitura;

  • Reflexão acerca do preconceito;

  • Debate com todos os alunos;

  • Escolha de passagens de nossos debates, edição e elaboração de um vídeo;

  • Percepção mais apurada de como o nazismo interferiu na vida privada de milhares de pessoas, apenas por suas origens;

  • Entendimento de que a origem, a cultura ou a classe social não definem a produção intelectual de uma pessoa;


O projeto estendeu-se na forma de conteúdo de história, usando as mesmas premissas acima citadas, apenas inferindo um pouco mais acerca do contexto histórico do Terceiro Reich e de como foi construído o discurso nazista – além de penetrar um pouco no cotidiano da luta pela sobrevivência, numa espécie de micro história usada de forma pedagógica para a construção do conhecimento histórico no Ensino Fundamental.


Prof. Marcelo Ferreira de Assis


Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto

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