domingo, 8 de abril de 2012

Texto criado pelo aluno e CD para ‘acalmar’

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Texto criado pelo aluno e CD para ‘acalmar’:
RIO — Boa tarde! Boa tarde! — iam dizendo um a um todos os alunos que passavam pela equipe do GLOBO nos corredores do Ciep 1 de Maio.
É um colégio participante do projeto Escola do Amanhã, o que significa que está numa área “conflagrada”, informa o site da Secretaria municipal de Educação. Fica em Antares, Santa Cruz, bairro da Zona Oeste que tinha IDH entre os dez piores do Rio em 2000, numa região que em 2011 registrou quase 200 homicídios dolosos (no mesmo período, a região de Botafogo, por exemplo, registrou 16). Está entre as dez primeiras posições do AlfabetizaRio pela 2 vez.
— Quando está calmo na região, eles estão calmos. Quando pesa, ficam mais agitados. Mas não são agressivos, até porque aqui na escola temos a política de “violência zero” — diz a professora Elaine Soares de Souza, que costuma colocar CDs instrumentais para a turma ouvir. — Quem consegue dormir direito ouvindo barulho de tiro? Então, é para se acalmarem. Tem criança que chora. Aí, depois, vamos à aula.
Mas não é só essa técnica que explica a 3 posição de Elaine no ranking: o Ciep 1 de Maio é de tempo integral, o único assim nos dez primeiros lugares (e a única Escola do Amanhã nas primeiras posições), e mais tempo de aula é claro que ajuda no aprendizado. Além disso, Elaine, professora de educação infantil por 8 anos antes de ir para a alfabetização, tirou da experiência anterior o princípio de que aluno tem de aprender com o que ele próprio cria.
— Na educação infantil, não tem que ter coisa pronta, para poder desenvolver criatividade e coordenação motora. Na alfabetização também, deixa ele fazer o coelho dele — diz Elaine, que tem Formação de Professores.
Na tarde em que O GLOBO acompanhou sua aula, foi a professora dizer que escreveria no quadro uma história que a turma inventaria para os alunos disputarem quem criaria mais frases.
— O coelho não ia brincar. Não ia na rua. Não ia se divertir com os amigos — dizia Danillo Steysson, de 7 anos, para tentar continuar a história de um coelho “que não obedecia a mãe”.
— Elaine não traz texto de fora. Constrói o texto com a turma. Além disso, organiza a disposição dos alunos na sala em função das atividades — afirma a doutora em Educação Andrea Ramal, após ver imagens das aulas gravadas pelo GLOBO.
O aluno que não consegue acompanhar a turma, Elaine manda para Simone Alcântara — a quarta no AlfabetizaRio, e também professora do 1 de Maio.
— É um reforço entre nós — completa a pedagoga Simone. — Mas também misturamos as turmas até para melhorar o entrosamento dos trabalhos em grupo.

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