sexta-feira, 11 de maio de 2012

Por falta de proteínas, dietas desintoxicantes podem fazer mal à saúde

 http://www.blog.saude.gov.br/
Por falta de proteínas, dietas desintoxicantes podem fazer mal à saúde:

Foto: Corbis Images
Manter uma alimentação baseada em chás, sucos, frutas e legumes e evitar proteínas e carboidratos pode parecer a alternativa certa para perder peso rapidamente. Essa é a receita das dietas desintoxicantes, que ganha adeptos no Brasil. Embora a prática pareça saudável, nutricionistas do Ministério da Saúde alertam que esse tipo de plano alimentar pode gerar problemas à saúde.
A nutricionista e consultora técnica da coordenação-geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Renata Guimarães Mendonça de Santana, explica que toda dieta deve ser equilibrada. Por isso, a predominância de um tipo de alimento em detrimento de outros é prejudicial à saúde.
A especialista explica que o organismo necessita da combinação de diversas classes de alimentos. Assim, uma verdadeira dieta desintoxicante não excede nem evita proteínas. “A dieta saudável sempre é equilibrada. Quem consome muita carne, pode fazer a limpeza reduzindo o consumo. Mas nunca deixar de ingerir a proteína. O mesmo vale para o carboidrato. O importante é conhecer seu próprio corpo”, explica.
Uma boa dica para quem deseja melhorar a alimentação, mas não procurou um nutricionista é conhecer o Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde. Nele, estão dispostos sete grupos de alimentos e a quantidade de porções diárias para os brasileiros.
Rotina – Profissionais da saúde em geral possuem uma rotina atribulada, o que atrapalha na hora de cumprir uma dieta. A nutricionista lembra que plantões extensos e noturnos atrapalham, mas não são desculpa para o descumprimento de um plano alimentar. “O mais adequado é se programar em casa. Fazer as compras nos dias livres e guardar um lanche possível de armazenar são as primeiras atitudes. Temos vários exemplos de pessoas que higienizam os alimentos para levar ao trabalho. O importante é se programar”, ensina.


Tabela de porções baseada em uma dieta de 2.000 kcal
Grupos de alimentos
Porções
Valor energético (Kcal)
Cereais, tubérculos, raízes e derivados
6
900
Feijões
1
55
Frutas e sucos de frutas naturais
3
210
Legumes e Verduras
3
45
Leite e Derivados
3
360
Carnes e ovos
1
190
Óleos, gorduras e sementes oleaginosas
1
73
Açúcares e doces
1
110
Fonte: Guia Alimentar para a População Brasileira/ Ministério da Saúde/ Secretaria de Atenção à Saúde/ Departamento de Atenção Básica/ Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição.
Fonte: Maria Carolina Lopes / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário