sexta-feira, 1 de junho de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 02 a 08 de junho

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 02 a 08 de junho:
CIDADE SUSTENTÁVEL
O Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ) dá continuidade, esta semana, ao debate “Cidade Sustentável – Expressão do Século XXI”. Na segunda-feira, dia 04 de junho, o tema “Grandes projetos na cidade do Rio de Janeiro” será discutido por Isabela Nunes, do projeto Casa Daros; Leonel Kaz, dos projetos Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio; e João Pedro Backheuser, do  projeto Porto Olímpico, com mediação do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), Sydnei Menezes. Na terça, dia 05, a iniciativa aborda o tema “Projeto Governança Metropolitana”, com apresentação do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, José Mascarenhas,  e a participação de Jeroen Klink, professor da Universidade Federal do ABC. Confira a programação completa.
VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL EM DEBATE
A Escola de Saúde Pública do Paraná promove nesta terça-feira, 05 de junho, a  webconferência Fortalecimento da proteção integral da criança e do adolescente: a importância de identificar e intervir para erradicar as formas de violência, abuso e exploração sexual. O objetivo é sensibilizar e mobilizar profissionais e a sociedade quanto à importância de articular a rede de proteção e desenvolver ações de enfrentamento das violências, com ênfase no abuso e na exploração sexual de crianças e adolescentes. A webconferêcia acontece de 14h às 17h, em  horas www.escoladesaude.pr.gov.br.
ABRASCÃO 2012
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) dá início a uma série de atividades preparatórias ao 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2012, que acontece de 14 a 18 de novembro em Porto Alegre.  Com o tema “O Brasil no século XXI”, o primeiro encontro  acontece nesta quarta-feira, 06 de junho, de 9h às 18h, no Centro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A programação inclui duas mesas: “Rupturas e permanências no padrão de desenvolvimento social” e “Os padrões de desenvolvimento social e as políticas de saúde”. A entrada é franca e o evento é aberto a todos os interessados.
CULTURA AFROBRRASILEIRA
A história e a cultura afrobrasileira estão em evidência nesta semana, com a realização do Cine Comdedine, de 06 a 13 de junho, no auditório da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. A iniciativa, promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro do Rio de Janeiro (Comdedine-RJ), apresenta quatro curtametragens: Estima Negra, do grupo Conjunta Nós do Cinema; Rap de Saia, de Janaina Oliveira e Queen; Alguém falou de racismo, produzido pela Fundação Cultural Palmares; e Minha cara, bela cara, cara preta de mulher, de Ana Gomes. A entrada é franca e o agendamento de grupo escolar deve ser feito pelo email comdedinerj@gmail.com.
CURSO IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE
Estão abertas até 11 de junho, segunda-feira, as inscrições para o curso de aperfeiçoamento  Impactos da Violência na Saúde, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) na modalidade de Ensino a Distância. A oportunidade é direcionada a gestores e profissionais de saúde de nível superior, que trabalham com temas relacionados a violência, população em situação de vulnerabilidade social, promoção da saúde e cultura de paz, prevenção e vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis. O objetivo é propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes em relação ao impacto da violência sobre a saúde, de forma a auxiliá-los na atitude frente às pessoas em situações de violência. Acesse o edital e saiba como se inscrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário