sexta-feira, 1 de junho de 2012

FIQUE SABENDO - Conjuntivite pode acontecer com o contato da mão no olho

Conjuntivite pode acontecer com o contato da mão no olho:

Foto: Corbis Images
Secreção e coceira nos olhos, inchaço nas pálpebras e sensibilidade à luz. Esses são alguns sintomas da conjuntivite, doença que afeta os olhos e dura de uma a três semanas, normalmente sem deixar sequelas.
O guarda civil Elieser dos Santos desconfiou que estivesse com o problema. “Eu acordei sentindo dor no olho esquerdo. No decorrer do dia, essa dor foi aumentando e começou a lacrimejar muito. Todas as vezes que eu fechava os olhos, ele colava. Quando eu fui dormir à noite, estava sentindo essa parte dos olhos bem quente. Eu peguei uma toalha, molhei para à noite ficar passando nos olhos para tirar tipo uma gosma que o olho gera”, relembra.
Mas, na tentativa de amenizar o desconforto, Elieser não sabia que estava, na verdade, contaminando o outro olho com a conjuntivite. O oftalmologista Edmar Cordeiro explica quais cuidados são importantes para não contrair a doença.
“Orientamos que os pacientes que estejam com os olhos vermelhos tenham cuidado em manipular os olhos. Nada de levar a mão aos olhos, ou coçar, evitar beijar, cumprimentar no rosto. Um exemplo que sempre dou é que a pessoa chega em casa, coça os olhos, pega na maçaneta da porta. A pessoa que vem atrás pega na maçaneta e coça os olhos. Então, o contágio pode acontecer de maneira simples. Mas o mais comum é que a pessoa leve a conjuntivite aos olhos. Pegue em algum lugar e se contamine”, observa o oftalmologista.
Segundo o especialista, o tratamento apenas diminui os sintomas, já que a cura da conjuntivite é natural. Mesmo assim, Edmar Cordeiro ressalta que é importante fazer acompanhamento médico.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário