sexta-feira, 15 de junho de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 16 a 22 de junho

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 16 a 22 de junho:
RIO+20 E CÚPULA DOS POVOS
O Rio de Janeiro recebe, nesta semana, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Paralelamente, a Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, reúne iniciativas da sociedade civil que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa. A Rede Unida integra do evento em um estande próximo à pista de skate do Parque do Flamengo, na altura do Hotel Novo Mundo. Na programação, estão ações de promoção da saúde, sobre meio ambiente e sustentabilidade e intervenções culturais. O RAP da Saúde participa com atividades sobe prevenção das violências no namoro e chama atenção para a importância da acessibilidade e inclusão social, por meio da integração entre jovens surdos e ouvintes. Confira a proramação da Rede Unida durante a Cúpula dos Povos.
#ZEGOTINHA
O Ministério da Saúde promove neste sábado, 16 de junho, o Dia D de Mobilização Nacional da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, para a imunização de crianças com idades até 5 anos.  No Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) disponibilizará 550 mil doses da vacina, em unidades de saúde, escolas, igrejas, praças e outros locais, que funcionarão das 8h às 17h. Todas as crianças nesta faixa etária, mesmo as que apresentarem gripe, diarreia, rinite ou coriza, devem ser imunizadas. A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda,  transmitida pelo poliovírus durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão. Tire suas dúvidas. Saiba onde levar seus filhos para tomar a vacina contra a paralisia infantil.
Assista ao vídeo da campanha:
CURSO SOBRE VIOLÊNCIA E SAÚDE
Estão abertas até segunda-feira, 18 de junho, as inscrições para o Curso de Atualização em Leitura em Violência e Saúde, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Esp/Fiocruz). Com caga horária de 45 horas, o curso propõe a reflexão sobre a violência no campo da saúde pública, a partir de aspectos socioepidemiológicos, políticos e de comunicação. Além da discussão teórica sobre o tema, o programa inclui a apresentação de experiências da instituição, de serviços de saúde e de profissionais que lidam diretamente com situações de violência. O objetivo é incorporar as reflexões à prática profissional dos alunos. As aulas serão às terças-feiras e as inscrições devem ser feitas pela Plataforma Siga.
FESTIVAL DE CIRCO
Começa nesta quinta-feira, 21 de junho o 1º Festival Internacional de Circo nas Comunidades Pacificadas do Rio de Janeiro. Para inaugurar a programação, às 15h acontece a Invasão da Alegria no Complexo do Alemão. O palhaço espanhol Iván Prado, fundador da organização Palla@s em Rebeldía e cofundador da “Artist Against The Wall” vai promover um cortejo de paz e alegria pelas ruas e vielas da comunidade, até a chegada à lona montada no Campo da Serrinha. A programação é formada por espetáculos de companhias de circo brasileiras e internacionais e segue até 1º de julho, nas comunidades cariocas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário