sexta-feira, 15 de junho de 2012

SAÚDE ESCOLAR - Alguns legumes e verduras são melhores no inverno

 http://www.blog.saude.gov.br/
Hortaliças como rúcula, agrião, todos os tipos de alface e espinafre são melhores nesta época de tempo frio e seco. | Foto: John Block/Blend Images/Corbis
Com a chegada do inverno, cresce a procura por legumes e verduras que vão muito bem nas sopas e caldos típicos da estação. Mas quais são os melhores legumes e verduras para o inverno?
A nutricionista do Conselho Regional da Primeira Região, Raquel Botelho, diz quais produtos são melhores nesta época. ”As regiões que são mais que são mais secas nesta época do ano, que é comum no inverno, têm menos água no solo e a produção das coisas que são debaixo da terra, mandioca, cará, inhame, batata, cenoura, beterraba eles ficam mais concentrados em termos de nutrientes, são mais bonitos, com um sabor mais pronunciado, então é mais fácil de encontrar produtos em melhores condições. Você compra batata o ano inteiro, mas elas são mais feias, são pequenas, machucadas.”
Na hora de preparar uma sopinha saudável e saborosa, a nutricionista diz que é melhor evitar tubérculos como mandioca e batata porque são muito calóricos. Raquel Botelho recomenda outros ingredientes que fornecem nutrientes essenciais para o organismo. ”Cenoura e beterraba não são consideradas tubérculos, mas também crescem debaixo da terra, mas que seriam interessantes porque são pouco calóricos. Porque as pessoas quando pensam em sopa assim, vou comer uma sopinha para perder peso, muito comum e aí se as pessoas só botam esses tubérculos eles têm um teor calórico muito similar a arroz, macarrão, então pra ter cuidado se for escolher um deles, que eles são todos substitutos, tentar colocar outras coisas nessa sopa, uma cenoura, uma beterraba, uma couve.”
Raquel Botelho, conta que as hortaliças como rúcula, agrião, todos os tipos de alface e espinafre são melhores nesta época de tempo frio e seco.
Fonte: Hortência Guedes/ Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário