quarta-feira, 13 de junho de 2012

Desejos durante a gravidez podem ser falta de nutrientes

 http://www.blog.saude.gov.br/
Desejos durante a gravidez podem ser falta de nutrientes:

Vontade pode significar carência de algum mineral ou vitamina no organismo, principalmente de ferro. | Foto: JGI/Jamie Grill/Blend Images/Corbis
A educadora física Daniela Rico está grávida de sete meses. Ela conta que a toda hora aparece um desejo novo. ”Eu ficava comendo sempre pão francês com ovo e vontade de comer arroz, feijão, azeite e limão e tinha que ter açaí com morango.”
De acordo com o ginecologista do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Milber Guedes, os desejos alimentares de Daniela têm explicação. Segundo o especialista, os desejos durante a gravidez podem significar carência de algum mineral ou vitamina no organismo, principalmente de ferro: ”Algumas grávidas desenvolvem esses desejos por conta da falta de ferro no organismo. Então elas procuram eventualmente algumas coisas que contenham ferro. Ela fica como estivesse anêmica porque o sangue fica diluído.”
Os desejos das grávidas podem também estar relacionados com a instabilidade emocional, que é comum na gestação. É o que explica o ginecologista Milber Guedes: ”Muitas vezes esses desejos refletem muito mais uma carência. A gravida em si é muito carente. Ela precisa de alguma forma chamar atenção. Essa questão do desejo é um pouco folclórica, a mulher acaba valorizando certas coisas e acaba psicologicamente criando essa situação , até mesmo para testar se esse marido está envolvido nessa história toda.”
Ainda de acordo com o ginecologista Milber Guedes, as grávidas podem realizar o desejo de comer qualquer coisa, desde que não descuidem da alimentação. O ideal é comer seis refeições balanceadas ao dia, beber bastante água, evitar excesso de gordura e açúcar e ficar longe de bebidas alcoolicas e do cigarro.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde

Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário