quarta-feira, 13 de junho de 2012

DICA - 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente prorroga inscrições

 http://www.blog.saude.gov.br/
Inscrevam seua trabalhos!!!
6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente prorroga inscrições:

Alunos que participaram da edição anterior da olimpíada em frente ao Castelo da Fiocruz | Foto: Fiocruz
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educativo criado em 2001 pela Fiocruz em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), prorrogou as inscrições até 2 de julho. As coordenações da OBSMA decidiram aumentar o prazo de recepção de trabalhos, para ajustar-se ao calendário escolar e respeitar o término do primeiro semestre letivo. “Além disso, junho é um mês muito importante para as questões ambientais, já que o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), normalmente resulta em muitos trabalhos desenvolvidos em sala de aula”, explica a coordenadora da Regional Sudeste da OBSMA, Páulea Zaquini. “E este ano temos a importância da Rio+20 e as reflexões que estão sendo levantadas antes, durante e depois do evento”, complementa.
Para participar, os professores devem acessar o site da olimpíada e inscrever os trabalhos realizados com seus alunos na temática do evento. A olimpíada tem abrangência nacional e a cada dois anos recebe, avalia e divulga atividades desenvolvidas por professores e alunos em sala de aula. A OBSMA contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA) –, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.
A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Estão entre os objetivos da OBSMA incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e conhecer, valorizar e divulgar estas atividades.
Somando cerca de 4 mil projetos inscritos em todas as edições, a olimpíada recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.
Fonte: Ariana Mondo / Fiocruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário