quarta-feira, 13 de junho de 2012

SAÚDE NA RIO+20

http://elosdasaude.wordpress.com/SAÚDE NA RIO+20:

A cidade do Rio de Janeiro recebe, a partir de hoje, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento, que acontece até 22 de junho, marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, e propõe a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio de dois eixos temáticos: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Como tema transversal ao desenvolvimento sustentável, a Saúde está presente nos debates e recomendações da Rio+20, que têm como referência os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU: erradicar a extrema pobreza e a fome, prover educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres,  reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
A temática da Promoção da Saúde estará presente em diversos momentos da programação, incluindo a Cúpula dos Povos, evento paralelo que ocupará o Aterro do Flamengo, de 15 a 23 de junho. A área, dedicada à sociedade civil, abrigará estandes e atividades diversas, como o  Espaço da Promoção da Saúde, organizado pela Rede Unida. Lá, serão desenvolvidas ações sobre promoção da saúde e sustentabilidade, prevenção das violências do namoro, cessação do tabagismo e oficina sobre ervas e temperos medicinas, entre outras.
A Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) participa da iniciativa com intervenções de educadores em saúde e do RAP da Saúde, que incluem atividades com interpretação em Libras . Essas ações acontecerão por toda a cidade, fique atento em nossas redes no Facebook e no Twitter para acompanhar a programação!
O Futuro que Queremos
A campanha O Futuro que Queremos é um convite da Rio+20 para a participação pública de toda a sociedade civil na iniciativa, uma provocação para reflexão sobre como sociedades em todas as partes do mundo podem construir um futuro que promova prosperidade e melhore a qualidade de vida das pessoas, sem degradar o meio ambiente.
A campanha parte da premissa de que todos nós temos sonhos, aspirações e ideias de como fazer um mundo melhor e propõe a pergunta: “Se você pudesse construir o futuro, o que você gostaria de fazer?”
Assista ao vídeo da campanha O Futuro que Queremos:
Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário