quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia dos Namorados: a saúde do casal é fundamental

http://www.blog.saude.gov.br/
Dia dos Namorados: a saúde do casal é fundamental:

Mulheres e homens devem estar atentos à sua saúde sexual | Foto Corbis
Muitos casais vão aproveitar o Dia dos Namorados para dizer: como é bom namorar! E é verdade, mas um namoro saudável exige cuidados, prevenção e muita responsabilidade. Além de desfrutar dos bons momentos da relação, é preciso dar atenção especial à saúde do casal.
A ginecologista do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Sandra Canali, reconhece que a intimidade entre duas pessoas é um momento importante e provoca um relaxamento do corpo e da mente. “Ser espontâneo é a melhor coisa. Se o ato for bom, isso aproximará o casal, pois além de desestressante, é estabilizador”, diz a doutora.
Mas nem tudo são flores. Uma relação sexual mal planejada pode trazer consequências negativas. A ginecologista alerta que é importante o casal se prevenir. “Os namorados devem fazer o uso tanto de anticoncepcionais, que previne a gravidez indesejada, quanto da camisinha, que impede a  contaminação do parceiro com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”.
DST – As DST são transmitidas principalmente por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.
Embora pouco conhecido pela população brasileira, o Papilomavirus Humano (HPV), que causa o surgimento de verrugas nos órgãos genitais, também se destaca como uma das DST mais comuns no mundo - uma em cada cinco mulheres é portadora do vírus. Apesar do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecer exames gratuitos à população para detecção do vírus, o Ministério da Saúde registra a cada ano 137 mil novos casos no país. Com os exames de rotina, as DST podem ser diagnosticadas e tratadas. O câncer de colo de útero, por exemplo, pode ser evitado com a realização do papanicolau, oferecido pelo SUS.
A ginecologista Sandra Canali explica a importância das mulheres se protegerem nas diferentes fases da vida: “É importante que as mulheres criem vínculos com suas ginecologistas e sigam as devidas orientações. Com o passar da idade, o médico passa a pedir exames de prevenção, como a mamografia e a densitometria que detecta osteoporose”.
Sexo seguro

Fabiana e Rômulo / Arquivo pessoal
‘’Quando eu vejo você minha boca seca, a mão congela, o sangue ferve, de onde vem tanto poder?’’, esse foi um trecho da música do Exaltasamba que a jornalista Fabiana Fernandes cantou pro seu amado, o comerciante Romulo Hoth. Juntos há quatro anos, a jornalista lembra que a vida de casal é maravilhosa inclusive no quesito saúde. “Faço os exames preventivos constantemente”, ressalta Fabiana. Romulo também não fica de fora. “A gente demora pra entender que também temos que fazer exames, mas depois percebemos como é importante. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor”, explica o comerciante.
Proteção – Na hora da relação sexual, o preservativo pode fazer parte do jogo de sedução. “Quando a gente se habitua a usar (a camisinha) a relação fica boa. Faça com charme, elegância e use a criatividade para colocar. A relação tem que ser uma coisa divertida e não insegura”, detalha a ginecologista do GHC.

Isabela e Alexandre / Arquivo pessoal
Há oito meses, a publicitária Isabela Mello e o professor universitário Alexandre Picarelli vivem juntinhos. “É tudo mais prazeroso quando temos uma pessoa ao nosso lado. O dia fica mais bonito, tudo tem mais graça, até mesmo fazer um exame’’, brinca a publicitária. O casal ressalta que não adianta cuidar apenas do físico, mas de tudo aquilo que envolve a felicidade plena. “Já fizemos um acordo: atualizaremos todos os anos nossos exames para saber se está tudo certo.  Algumas DST são silenciosas e às vezes demoram a apresentar sintomas, por isso a importância de fazer exames periodicamente”, finaliza Isabela.
Saúde do Homem – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
A ginecologista Sandra Canali lamenta outro fato: os homens se preocupam muito menos com a saúde. Ao contrário das mulheres, eles resistem a procurar o médico e se automedicam mais. Essas conclusões inspiraram o Ministério da Saúde na adoção de medidas para estimular a frequência da população masculina aos consultórios médicos, sobretudo em caráter preventivo.  “Os homens acham que o fato de não sentirem nada quer dizer que eles não têm problemas. O que não é verdade. Com o passar do tempo é necessário fazer o exame de próstata, entre outros. É essencial a ida ao urologista pra saber se está tudo bem”, afirma a doutora.
Ações do SUS – A rede do Sistema Único de Saúde, para detecção de HPV, é composta por 6.908 postos localizados em 2.807 municípios brasileiros. Nesses locais são oferecidos exames gratuitos de prevenção e checagem da doença. Além do HPV, o SUS garante tratamento contra aids, sífilis, gonorréia e outras DST.  Para saber onde fazer o exame visite o site do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Você também pode ter acesso a mais informações por meio da Ouvidoria do SUS no telefone 136. A ligação é gratuita.
Karolline Soares / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário