sexta-feira, 8 de junho de 2012

FIQUE SABENDO - Cuidados com sua garrafinha de água no trabalho

 http://www.blog.saude.gov.br/
Cuidados com sua garrafinha de água no trabalho:

“Deve-se evitar o consumo de água deixada por um tempo prolongado em recipientes", diz especialista | Foto: Blog da Saúde
Você tem o hábito de deixar água parada no copo do trabalho e tomá-la novamente no dia seguinte? Sim?! Pois você pode se tornar refém de algumas doenças espalhadas por vírus e bactérias que estão presentes no ar e podem “pousar” na água paradinha lá no seu copo. É isso mesmo! Água parada não gera só dengue, mas também pode ser um meio de transmissão de hepatite, diarréia, gastrenterite de origem infecciosa presumível ou outras doenças diarréicas e infecciosas intestinais.
O consultor do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), Rodrigo Resende, destaca que a água também está sujeita a ação do ambiente onde ela se encontra. “A água pode ser contaminada pela mudança de temperatura e falta de higienização do local onde está armazenada. No caso de garrafas e galões, deve ser mantida uma limpeza constante do recipiente, além de verificar a data de validade que consta no rótulo do produto”.
Aquela garrafinha cheia d’água que você carrega dentro da bolsa também pode ser um meio de transmissão de doenças. O contato com outros objetos pode fazer com que se acumule mofo e verminoses principalmente no bocal da embalagem.  Por isso, não basta apenas reabastecer a garrafinha, é necessário lavá-la todas as vezes que for encher.  “Deve-se evitar o consumo de água deixada por um tempo prolongado em recipientes. O ideal é consumi-la em, no máximo, um dia”, explica Resende. Vale também ficar atento ao compartilhar a água com outras pessoas, heim!
O consultor também destaca que com o tempo o PH da água (potencial hidrogeniônico – que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade da substância) pode ser alterado de acordo com a forma como a água é armazenada. “Algumas substâncias contidas na água para consumo podem se deteriorar, tornando assim imprópria para o consumo”, ressalta Rodrigo Resende.
Ou seja, nada de preguiça para lavar o copo ou a garrafinha onde você armazena água. Assim você evita a propagação de doenças e cuida melhor da sua saúde e do próximo.
VIGIAGUA– O Ministério da Saúde trabalha intensamente a questão de vigilância da qualidade da água utilizada para o consumo. Por isso, a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) iniciou, em 1999, a implantação e coordenação do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) para o controle das prestadoras deste serviço, visando o fornecimento de um produto confiável à população e diminuindo os riscos associados à água fora do padrão de qualidade.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário