sexta-feira, 8 de junho de 2012

SAÚDE ESCOLAR - AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 09 a 15 de junho

 http://elosdasaude.wordpress.com/
Divulgando a sugestão da semana de 9 à 15 de junho, muitas coisas interessantes.

Baixe e compartilhe o Laço da Gentileza, símbolo do Mês de Prevenção das Violências no Namoro
MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO
Junho é Mês de Prevenção das Violências no Namoro. Em 2012, inspirada pelas discussões propostas pela Rio+20 para a construção de uma sociedade sustentável, em que o amor, o respeito e gentileza devem prevalecer, a iniciativa aborda as relações sociais na perspectiva do cuidado. A ideia é que quem ama cuida, confia, respeita e conversa. Participe:clique na imagem ao lado, baixe e compartilhe o Laço da Gentileza no Namoro, símbolo da campanha. Saiba mais sobre o Mês de Prevenção das Violências no Namoro.
 
CIDADES AMIGAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
A promoção da saúde de crianças e adolescentes no contexto das cidades saudáveis é o tema do I Simpósio Estadual de Cidades Amigas da Criança e do Adolescente, que acontece dia 12 de junho, terça-feira, na sala 3 do Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, integra a programação do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, . promovido pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj). Inscrições e mais informações: soperj@soperj.org.br | (21) 2531.3313.
 
CIDADE SUSTENTÁVEL
O ciclo de debates Cidade Sustentável – Expressão do Século XXI, promovido pelo  Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ), realiza mais duas sessões nesta semana, às 18h30. Na segunda-feira, dia 11 de junho, com o tema “Projetos de Urbanização de Favelas – Rio de Janeiro e São Paulo”; e na terça-feira, 12 de junho, sobre “ Projetos da paisagem”. O primeiro encontro é mediado pelo coordenador  de projetos da Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro, Antônio Augusto Veríssimo, e reúne o sociólogo Marcelo Burgos e o arquiteto Pablo Benetti. O segundo é mediado pela arquiteta  Lucia Costa, professora da UFRJ, e conta com a participação do também arquiteto Nelson Saraiva e do geógrafo Rafael Winter Ribeiro. O IAB-RJ fica na Rua do Pinheiro, 10, no Flamengo.
 
TEDxRIO+20
Nesta semana, acontece a segunda edição do TEDxRio, o TEDxRio+20, nos dias 11 e 12 de junho, no Forte de Copacabana. O evento reúne pensamentos de diversas áreas do saber para entender e analisar o poder humano, força com enorme capacidade de destruir, manter e, principalmente, construir um novo planeta e uma nova forma de viver. O evento está organizado em seis blocos: Da cegueira à percepção, Da ignorância à sabedoria, Do valioso ao inestimável, Da inação ao poder, De um para todos e Do caos à ordem.
 
SAÚDE MATERNA
Estão abertas até quarta-feira, 13 de junho, as inscrições para a oficina “Estamos tod@s junt@s pelos direitos das mulheres e redução da morte materna”, que será realizada dia 16 de junho, sábado, de 10h às 17h, no Grupo Pela Vidda Niterói (Rua Visconde de Itaboraí, 66, Centro, Niterói). Para participar, baixe a ficha de inscrição, preencha e envie para reajvcha_rj@hotmail.com.
 
FILOSOFIA E CIDADANIA
Começa nesta quinta-feira, 14 de junho, o curso de atualização Filosofia e Cidadania, promovido pelo Grupo de Direitos Humanos e Saúde da ENSP/Fiocruz. O curso é livre, gratuito e disponibiliza 50 vagas para estudantes e profissionais das áreas de Direito e Saúde, líderes comunitários, sindicalistas e demais interessados. As aulas acontecem nos dias 14, 21, 28 de junho e 5 de julho, na sala 901 do prédio da Expansão da Fiocruz, em Manguinhos, de 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas através do email dihs@ensp.fiocruz.br. Mais informações: (21) 3882.9222 | (21)3882-9223.
 
MESTRADO EM RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
Estão abertas a partir desta segunda-feira, 11 de junho, as inscrições para o Curso de Mestrado em Relações Etnicorraciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O curso compreende o cumprimento de disciplinas, a participação em eventos científicos, atividades e seminários de linhas de pesquisa, o exame de qualificação e a dissertação de mestrado, sendo esta defendida perante banca examinadora, em sessão pública. Serão oferecidas 24 vagas, oito das quais pelo sistema de cotas, para candidatos que se declararem negros ou indígenas no ato da inscrição. O Curso tem como objetivo oferecer formação interdisciplinar atualizada e articulada com o conhecimento produzido pelas linhas e projetos de pesquisa do programa.As inscrições podem ser feitas até 22 de junho, de 9h às 12h, na Secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Cefet/RJ, campus Maracanã (Avenida Maracanã, 229, bloco E, 5º andar, Maracanã). Para mais informações, acesse o edital do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário