sexta-feira, 17 de agosto de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 18 a 24 de agosto

http://elosdasaude.wordpress.com/

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 18 a 24 de agosto:
MÊ DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE
O Mês de Valorização da Paternidade é sinônimo de diversão no CMS Américo Veloso, no Complexo da Maré, em Ramos, onde funciona o Adolescentro Augusto Boal. Nesta e na próxima quinta-feira, dias 23 e 30 de agosto, o RAP da Saúde promove rodas de conversa sobre paternidade e o papel do pai na amamentação, intercaladas com duas brincadeiras bem divertidas para pais e filhos: a foto maluca, com adereços para lá de engraçados, e o mural de recados, para a troca de mensagens e declarações de amor. Em Pedra de Guaratiba, o CMS Dr. Alvimar de Carvalho prossegue com o pré-natal individual para os homens, às terças-feiras, às 13h, e às quintas-feiras, às 8h. A partir de setembro, as consultas tornam-se permanentes, nas tardes de quinta-feira. Também às terças e quintas-feiras, às 10h, são realizadas atividades em grupo sobre amamentação. No CMS Professor Masao Goto, em Sulacap, a programação inclui rodas de conversa sobre cuidados com a próstata, abordando os mitos e verdades sobre o tema.  O grande diferencial da unidade é a integração de surdos e ouvintes nas atividades do Mês de Valorização da Paternidade. No Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, a equipe de saúde promove atividades com os companheiros e maridos das pacientes internadas. Os pais recebem orientações sobre o registro civil da criança, licença-paternidade, rotinas da maternidade e têm a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre outros aspectos que envolvem a paternidade, a própria saúde, a da mãe e do bebê. Durante a conversa, são distribuídas cartilhas com informes da unidade e informações sobre direitos dos pais. O CMS Alice Toledo Tibiriçá, em Irajá, promove a palestra “Paternidade responsável” na segunda-feira, de 9h às 11h, e a Jornada Recreativa Pais e Avós, na quarta-feira, com o grupo de caminhada da unidade. Confira a programação completa do Mês de Valorização da Paternidade. Envie a programação de sua unidade para elosdasaude@gmail.com
MULTIVACINAÇÃO
Sábado, 18 de agosto, é dia de multivacinação na cidade do Rio de Janeiro, uma oportunidade para pais e responsáveis atualizarem a caderneta de vacinação das crianças. Serão administradas vacinas do calendário básico e introduzidas a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP) e a vacina Pentavalente. Segura e eficaz, a VIP  é administrada por via injetável e desencadeia excelente resposta imune contra os três tipos de poliovírus. A pentavalente é indicada para bebês a partir dos dois meses de idade para prevenção de difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B. Durante todo o dia, de 8h às 17h, cerca de 200 unidades de saúde estarão à disposição da população. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) e pelo Disque Rio, pelo telefone 1746. Saiba mais sobre a atualização do calendário de vacinação.
REFLEXÃO PARA MULHERES
Instituto Noos, em Botafogo, promove gratuitamente grupos de reflexão para mulheres que vivem ou viveram situações de violência em suas famílias. Os encontros serão realizados de setembro a dezembro, todas as segundas-feiras, em dois horários: de meio-dia às 13h30 ou de 18h às 19h30. Inscrições e mais informações pelo telefone (21) 2197.1500 ou pelo email noos@noos.org.br.
SEMANA DO FOLCLORE
Comemorado em todo o Brasil no dia 22 de agosto, o Dia do Folclore celebra a multiplicidade de tradições culturais brasileiras. No Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, a comemoração segue até o dia 26, domingo, com uma programação que exalta o patrimônio imaterial carioca, suas histórias e músicas. São espetáculos, oficinas e encontros para adultos, jovens e crianças – todos gratuitos. Confira a programação da Semana no Folclore no CCBB-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário