sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ATENÇÃO - SAMU e Corpo de Bombeiros: Saiba diferenciar os serviços

http://www.blog.saude.gov.br/
SAMU e Corpo de Bombeiros: Saiba diferenciar os serviços:
Em caso de acidente, quem devemos chamar? O SAMU ou os Bombeiros? Treinados para trabalhar em casos de urgência e emergência, tanto os bombeiros como as equipes do SAMU estão sempre preparadas para atender um chamado. Assim como o Corpo de Bombeiros, o SAMU está presente em todos os estados do país. Implantado em 2003 pelo Ministério da Saúde, o SAMU é um dos serviços disponíveis na Política Nacional de Atenção às Urgências do ministério.
O coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, explica a diferença entre eles e ressalta a importância da parceria SAMU e Corpo de Bombeiros. ”O bombeiro faz o resgate, que é o parceiro importantíssimo do SAMU. Então se tem um acidente que você tem vítima presa em ferragem, por exemplo, se não tiver o Corpo de Bombeiros que saiba tirar essa vítima de ferragem, nós do SAMU não conseguiríamos fazer o atendimento. Então a gente trabalha em parceria com outros atores. O bombeiro faz resgate, primeiros socorros e tem uma grande experiência no atendimento ao trauma, mas, da parte específica da saúde somo nós, do SAMU.”
O chefe do Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, coronel Mauro Sérgio, explica o que os bombeiros fazem e conta que, na verdade, tanto faz chamar ou os bombeiros ou o SAMU. ”O Corpo de Bombeiros, pela Constituição Federal tem as ações de combate a incêndio, salvamento, e demais ações relacionadas a área, então o bombeiro atua mais nessa parte do resgate. Porém, as centrais ficam no mesmo local, se você ligar tanto no 193, quanto no 192, as pessoas lá vão fazer a triagem e deslocar a viatura correta para a ocorrência em questão.”
Qualquer pessoa pode pedir socorro ao SAMU pelo telefone 192 e para o Corpo de Bombeiros pelo número 193. O SAMU está presente em quase dois mil municípios do país e atende hoje 65% da população brasileira, segundo dados do IBGE.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário