sexta-feira, 17 de agosto de 2012

É possível parar de fumar e controlar o peso

http://www.blog.saude.gov.br/
É possível parar de fumar e controlar o peso:

Foto: Martin Diebel/fstop/Corbis
Uma das preocupações do fumante que deseja parar de fumar está relacionada ao ganho de peso. Por isso, alimentação saudável e atividades físicas regulares devem ser aliadas de quem quer deixar o cigarro. “O ganho de peso depende do organismo de cada um. Também é importante lembrar que quilos a mais sobre a condição geral de saúde têm um impacto mínimo perto dos prejuízos causados pelo fumo”, explica a nutricionista do grupo antitabagismo, do Hospital Federal Cardoso Fonte (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Maria Valéria Fontoura.
Um dos motivos que justificam o aumento de peso está ligado à gratificação oral. O ex-fumante sente falta da sensação de ter algo na boca e nas mãos, hábito antes reservado para o cigarro. “Para suprir a ansiedade e tentar substituir a ação repetitiva de fumar, há uma tendência de comer e beliscar o tempo todo”, afirma a nutricionista. Portanto, o aumento do peso está associado a fatores metabólicos, à falta de atividades físicas e a ingestão de alimentos pobres em nutrientes. Além disso, a nicotina age como um agente inibidor do apetite.
“O cigarro tem cerca de seis mil substâncias tóxicas. A nicotina é só uma delas. O que acontece é que muitos não se alimentam de maneira adequada, comem correndo, acendem o cigarro antes mesmo da primeira refeição do dia, o que reduz o apetite. Fumar reduz o olfato, e cerca de 70% do paladar depende do olfato. Portanto, quando o paciente para de fumar, os alimentos se tornam mais cheirosos e apetitosos”, alerta.
A nutricionista recomenda que quem deseja parar de fumar precisa ter uma alimentação saudável e em horários regulares. “O ideal é fazer comer de duas em duas horas. O acompanhamento do nutricionista é importante para mobilizar uma dieta desintoxicante, que colabore em driblar a ansiedade e evitar o ganho de peso. A mastigação é outro colaborador: comer devagar ajuda a diminuir a vontade de fumar”, diz.
Parar de fumar não é uma tarefa fácil. É importante apoio e acompanhamento, inclusive durante o período de adaptação e reeducação alimentar. Na sede do Ministério da Saúde, os trabalhadores que querem parar de fumar podem participar do programa Controle do Tabagismo, desenvolvido pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (CAS/CGESP/SAA/SE). O projeto conta com uma equipe multiprofissional para incentivar os servidores a abandonarem o cigarro.
Fonte: Érica Santos/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário