terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cansaço e falta de disposição podem ser sinais de alimentação pobre em nutrientes

 http://www.blog.saude.gov.br/
Cansaço e falta de disposição podem ser sinais de alimentação pobre em nutrientes:

Foto: Laurence Mouton/PhotoAlto/Corbis
Muitas vezes por falta de tempo ou comodidade, as pessoas se alimentam de maneira inadequada. Refeições balanceadas e nutritivas acabam trocadas por alimentos ricos em gordura saturada, calóricos e sem nenhum valor nutricional. O cansaço e a sonolência durante o dia podem ser sinais de que a alimentação está errada. Excesso de frituras, carne vermelha e açúcar podem tirar a disposição para trabalhar e estudar. Poucas frutas, legumes e verduras também podem provocar sono e cansaço.
“A grande maioria da população substitui as principais refeições por alimentos calóricos – ricos em gordura saturada, gordura trans e açúcar. Fast-food, lanches rápidos e refrigerantes fazem parte desse cardápio nada saudável”, afirma a nutricionista do Serviço de Assistência e Tratamento da Obesidade Mórbida (Satom), do Hospital Federal do Andaraí, vinculado ao Ministério da Saúde, Loraine Ferraz.
De acordo com a profissional, o primeiro passo para uma alimentação saudável é diminuir o consumo de frituras, comidas industrializadas e produtos que contenham gordura saturada. “É recomendado substituir esses alimentos por grelhados, cozidos e assados. Além de muita verdura e hortaliças na hora da refeição. O arroz e feijão que o brasileiro tanto gosta, é fundamental, mas precisa ser preparado de maneira adequada, com pouco óleo e sal. É importante essa consciência de seguir uma alimentação saudável para evitar problemas futuros. É um trabalho diário de prevenção”, finaliza.
Além da alimentação pobre em nutrientes, a água acaba substituída por refrigerantes. As bebidas são pobres em termos nutricionais. “O refrigerante diet pode ajudar no que diz respeito à quantidade de caloria. Mas continua fazendo mal por ter muita química e corante. O ideal é que se consuma esse produto eventualmente e evitar seu consumo durante as refeições”, alerta a nutricionista.
O excesso de gordura saturada propicia uma série de riscos à saúde. “Uma dieta assim aumenta a taxa de colesterol e triglicerídeos, além de favorecer a obesidade, as doenças coronárias e os infartos. Também de agravar a diabetes tipo dois, causada pelo excesso de peso”, diz a profissional de saúde.
Fonte: Érica Santos/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário