sexta-feira, 3 de agosto de 2012

FIQUE SABENDO - AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 04 a 10 de agosto

 
MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE
Agosto é o Mês de Valorização da Paternidade. Diversas unidades de saúde, escolas, complexos esportivos e demais espaços de promoção da saúde participam da mobilização, desenvolvendo atividades lúdicas e informativas sobre tema, com atenção especial ao acolhimento dos papais e à saúde do homem. Quem passar pelo CMS Dr Alvimar de Carvalho, em Pedra de Guaratiba, e pelo CMS Professor Masao Goto, em Sulacap, notará algo de diferente: as unidades de saúde serão decoradas especialmente para a ocasião. Também serão realizadas consultas de pré-natal masculino, rodas de conversa com homens e debates sobre o papel do pai no cuidado com os filhos, além de oficinas de brincação, contação de histórias, brincadeiras de roda, bambolê, bola de gude, amarelinha e peteca, entre outras atividades divertidas. Na Área Programática 2.1, 13 de times de futebol de salão, formados por pais frequentadores das unidades de saúde da região, disputarão o troféu do Campeonato da Paternidade. Durante todo o mês, as equipes serão treinadas pelos profissionais da Academia Carioca da Saúde, em uma preparação que envolve a prática de atividades físicas, a realização de exames clínicos e o encaminhamento para programas como o de cessação do tabagismo. As partidas de futsal acontecem no dia 1º de setembro, no Complexo Esportivo da Rocinha, em uma grande festa para toda a família.
 
CASAMENTO PARA TOD@S
Casais que desejem converter a união estável homoafetiva em casamento civil têm até segunda-feira, 06 de agosto, para agendar o atendimento junto ao Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos, para facilitação do processo. Os atendimentos serão realizados nos dias 07, 08, 13, 14 e 15 de agosto, das 13h às 18h. As solicitações devem ser feitas através do Disque Cidadania LGBT: 0800 023 4567.
 
BRINCAÇÃO
Você já ouviu falar em brincação? Você sabe qual a relação entre arte e saúde? Você, jovem, já se ligou no quanto você pode ajudar sua comunidade? Essas e outras questões serão debatidas na próxima terça-feira, dia 07 de agosto, a partir das 14h, na Biblioteca-Parque de Manguinhos, em uma roda de conversa do Projeto CAIS, desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Durante o encontro, as atividades serão dinamizadas pela pedagoga e palhaça Cléo Lima, da Coordenação de Educação e Saúde da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), e pelo jovem Lucas Pablo Oliveira, arte-educador do Adolescentro Paulo Freire. O Projeto CAIS compõe uma agenda com debates, palestras, seminários e oficinas sobre temas de saúde e cultura no território de Manguinhos.  A Biblioteca-Parque de Manguinhos fica na Av. Dom Helder Câmara, 1184, em Benfica, no Rio de Janeiro. Mais informações: (21) 2334-8915 | (21) 2334-8916 | (21) 2334-8917.
 
GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS
O seminário de abertura do Curso de Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), propõe a discussão crítica de questões relativas a desigualdades sociais no âmbito da sexualidade, gênero e direitos humanos. O evento acontece na segunda-feira, 06 de agosto, de 9h às 16h30, e na terça-feira, 07 de agosto, de 9h ao meio-dia, no auditório térreo da Ensp/Fiocruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário