sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PSE em Ação no Ciep Adão Pereira Nunes

 http://creged06.blogspot.com/
PSE em Ação no Ciep Adão Pereira Nunes:

A professora Gwendolyn Sonia, do CIEP Adão Pereira Nunes, e a enfermeira Geiza colocaram em ação o PSE, Programa  Saúde na Escola, com os alunos da turma 1.303. Elas utilizaram  o livro/CD A Família Sujo, que conta a história de uma família que não se esmera na limpeza. Esta ação tem por objetivo ensinar às crianças, desde cedo, hábitos de higiene; a fim de desenvolver sua conscientização quanto a este tema e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo.


O PSE (Programa Saúde na Escola) foi lançado em setembro de 2008. Este programa é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, que tem por objetivo reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.
O programa está estruturado em quatro blocos: O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde do estudante; o segundo trata da promoção da saúde e da prevenção; o terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e jovens. O último prevê o monitoramento e a  avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas: PENSE (Pesquisa Nacional de Saúde da Escola) e Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo de Educação Básica).
Símbolo do Programa Saúde na Escola
A equipe do PSE entrou em ação na turma 1.303, da professora Gwendolyn Sonia, do Ciep Adão Pereira Nunes, com a enfermeira Geiza. A professora da turma passou para os alunos o DVD A Família Sujo, com o grupo Cuidado que Mancha. Ela recomenda a todos este DVD, que além de divertido é extremamente educativo.

Capa do CD com a história A Família Sujo, apresentado  aos alunos pela prof.ª Gwendolyn Sonia
O grupo Cuidado que Mancha tem seu núcleo formado por dois gaúchos: Gustavo Finkler e Jackson Zambelli. Musicalmente, a proposta do grupo é buscar a modernidade do timbre do acordeon, do clarinete, da tuba, do bandolim. As letras do grupo contam histórias absurdas de personagens que têm seu cotidiano invadido pelo realismo fantástico.
O Cuidado que Mancha lançou, em  1995, o seu primeiro CD. O grupo é formado por Gustavo Finkler (violão e voz), Marcelo Delacroix (baixo e voz), Adriana Marques (voz), Sérgio Olivé (piano), Jorge Cardoso (acordeon), Jorge Matte (bateria) e Jackson Zambelli (percussão).

 

Integrantes do grupo Cuidado que Mancha
Depois de assistirem ao DVD, a enfermeira Geiza contou a história A Família Sujo para os alunos da turma 1.303. As crianças ficaram encantadas!
A Família Sujo é um livro / CD que conta, de maneira divertida, a história de uma família que não se preocupa com a limpeza. Sérgio Sujo, o pai e Sula Sujo, a mãe, vivem momentos de atrapalhação quando a filha do casal, Silvia Sujo, desaparece em meio à sujeira. Este livro foi escrito por Gustavo Finkler e publicado pela Editora Projeto.
Vamos conferir o trabalho realizado com os alunos da turma 1.303 pela professora Gwendolyn Sonia e pela enfermeira Geiza
Alunos da turma 1.303 assistem ao filme e escutam a leitura do livro A Família Sujo
Os hábitos de higine pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a promover  sua saúde e autoestima.
Parabéns à professora Gwendolyn Sonia e à enfermeira Geiza por oportunizar aos alunos momentos em que eles puderam conhecer e/ou consolidar bons hábitos de higiene através da cultura e da leitura de bons livros.
Envie o seu projeto / ação para ser publicado no blog da GED! Este espaço é seu! Aproveite para divulgar para toda a rede municipal de ensino o trabalho de excelência que você realiza na sua Unidade Escolar. Nós somos a seXta CRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário