sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Mamães devem continuar amamentando depois de voltar ao trabalho

 http://www.blog.saude.gov.br/
Mamães devem continuar amamentando depois de voltar ao trabalho:
O difícil momento chegou. Depois de alguns meses passando o tempo todo com o bebê, é hora de se separar dele e voltar à rotina do trabalho. Todas as mamães sabem que a recomendação é oferecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade da criança e com complementação até os dois anos. Mas como dar o leite materno ao bebê neste período em que estará fora de casa?
Nestes casos, a ordenha manual pode ser a solução. Mas a mãe precisa se planejar antes de voltar ao batente e começar o ato com pelo menos 15 dias de antecedência.
Para realizar a ordenha manualmente, é preciso realizar o seguinte procedimento:
- Escolha um frasco de vidro incolor com tampa plástica – os melhores são os de maionese ou de café solúvel.
- Lave bem com água e sabão e depois ferva a tampa e o frasco por 15 minutos, contando o tempo a partir do início de fervura.
- Escorra vidro e tampa sobre um pano limpo até secar.
- Depois de secos feche bem o frasco.
- Identifique o frasco de vidro onde vai colocar o leite com seu nome, data e hora da coleta.
- Retire anéis, pulseiras e relógio.
- Coloque uma touca ou um lenço no cabelo e amarre um lenço/tecido limpo na boca.
- Lave as mãos até o cotovelo com água e sabão.
- Lave as mamas apenas com água limpa.
- Seque as mãos e as mamas com papel toalha, evitando deixar resíduo de papel, ou com um pano limpo.
Caso a mamãe ainda tenha dúvidas de como realizar o processo, a estratégia Rede Cegonha também oferece orientações sobre como retirar o leite e armazená-lo. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que conta com equipes capacitadas para ajudá-la nesse momento marcante.
Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro, o armazenamento de leite materno é necessário para que o bebê continue sendo amamentado com o alimento correto. A coordenadora também alerta: “A mãe também precisa, ao voltar a trabalhar, dar continuidade à retirada de leite, porque se ela fica muito tempo sem estimular a glândula mamária, a produção pode diminuir. Ela não pode, por exemplo, ficar oito horas do dia sem tirar o leite, deixando a mama encher e só quando retornar a casa oferecer o peito para a criança ou ordenhar. Ela precisa ter uma frequência maior de retirada de leite”.
Salas de apoio à amamentação – Para auxiliar as mamães com a ordenha nesse período, em 2010, o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituíram nota técnica conjunta para orientar a instalação de salas de apoio à amamentação em empresas públicas ou privadas.
“Essa sala garante à mãe um espaço para ela ordenhar o seu leite. Em alguns locais onde não existe a sala, a mulher acaba indo ao banheiro e faz somente a ordenha de alívio, jogando fora o leite porque a mama fica cheia. E quando ela tem essa sala de apoio, ela pode armazenar o seu leite e no final da jornada de trabalho, leva o leite em um recipiente térmico e deixa em casa para o bebê”, explica Fernanda Monteiro.
É importante que o ambiente destinado à sala de apoio à amamentação seja tranqüilo e confortável, permitindo a adequada acomodação da nutriz, sem interrupções e interferências externas e, de preferência, que dê privacidade à mulher. A sala precisa, basicamente, de uma cadeira de coleta, um ponto de água fria e lavatório e freezer com termômetro para monitoramento diário da temperatura.
Mesmo o leite congelado tem validade. A orientação é que ele seja tomado pelo bebê em até dez dias depois da ordenha. Se a mamãe perceber que a produção de leite está alta e poderá sobrar alguns potes, ela pode fazer doação a um banco de leite.
Curtiu este post? Então vote em nós no Top Blog 2012 \o/.
Mônica Plaza / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário