sexta-feira, 28 de setembro de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 29 de setembro a 05 de outubro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
SÁBADO DAPREVENÇÃO
O sábado é um bom dia para o lazer, para praticar esportes, estar com os amigos e a família. E também para dar uma pausa na correria do dia-a-dia e olhar para a sua saúde. Pensando nisso, profissionais de todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde da cidade do Rio de Janeiro participam amanhã, 29 de setembro, do Sábado da Prevenção – Fique Sabendo e Saúde da Mulher. A ação acontece de 8h às 17h e vai promover a testagem de HIV e sífilis, vacinação contra hepatite B, coleta de exames citopatológicos e aferição de pressão arterial e  controle glicêmico em todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde da cidade, de 8h às 17h.
NUTRIÇÃO, FISIOTERAPIA E DOENÇAS INFECCIOSAS
O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec/Fiocruz) promove nesta semana mais uma sessão de aulas abertas que integram o 6° módulo do Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Doenças Infecciosas. São dois encontros, nesta terça-feira, 02 de outubro. Pela manhã, de 9h ao meio-dia, a professora Marlete Pereira da Silva apresentará a palestra “Nutrição e curiosidades gastronômicas nas doenças infecciosas”. À tarde, de 13h30 às 17h, Livia Dumont Fachinetti ministrará a aula “A importância da fisioterapia nas doenças infecciosas”. A próxima aula, sobre ética profissional e sigilo na área de doenças infecciosas, acontece no dia 09 de outubro, seguida de exibição do filme “As positivas”.
MULHER, CUIDE BEM DE VOCÊ!
De setembro a dezembro, o Instituto Noos promove gratuitamente Grupos Reflexivos de Gênero, para mulheres que vivem ou viveram situações de violência em suas famílias. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, de meio-dia às 13h30 ou das 18h às 19h30. As incrições devem ser feitas  pelo telefone (21) 2197.1500 ou pelo email noos@noos.org.br. O Instituto Noos fica em Botafogo, no Rio de Janeiro (Rua Álvares Borgerth, 27). Baixe a cartilha Prevenção e Atenção à Violência Intrafamiliar e de Gênero, do Instituto Noos.
DIA INTERNACIONAL DO SURDO
Domingo, 30 de setembro, é Dia Internacional do Surdo. Em todo o mundo, a data é marcada por manifestação que chamam atenção para a importância de garantir a acessibilidade e o direito da população surda à educação, saúde, lazer e cidadania. No Rio de Janeiro, uma caminhada pela Praia de Copacabana reforçará a reivindicação pela implantação de escolas bilíngues para surdos no Plano Nacional de Educação. A iniciativa é promovida pelo Movimento de Implantação das Escolas Bilíngues para Surdos no Brasil e contará com a participação dos jovens surdos e ouvintes do RAP da Saúde – Polo Masao Goto. A concentração é às 15h, no posto 5.



Nenhum comentário:

Postar um comentário