sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FIQUE SABENDO - Câncer de mama: diagnóstico precoce é fundamental

 http://www.blog.saude.gov.br/
Câncer de mama: diagnóstico precoce é fundamental:
Muitos não sabem, mas o câncer mais comum no mundo e mais frequente entre as mulheres, com uma estimativa de mais 1,15 milhão de novos casos e responsável por 411.093 mortes a cada ano,  é o de mama. Essa doença acomete as células da mama e a maioria está presente nos ductos mamários (tubos que transportam o leite até os mamilos). Os restantes dos cânceres de mama são aqueles que começam nas glândulas, chamados lóbulos mamários ou em algum tecido de sustentação da mama.
O principal sintoma na detecção deste tipo de câncer é o nódulo, um caroço na mama. Mais de 70% dos tumores têm esta apresentação. Pode acontecer também de ter uma alteração do formato, do tamanho ou alteração da pele que reveste a mama, desde vermelhidão ao envelhecimento, e outras características da aureola ou posição do mamilo. Um sintoma não muito comum é o aparecimento de caroços embaixo da axila.
Segundo o técnico da Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica do Inca Ronaldo Corrêa, o risco do câncer de mama aumenta conforme a idade. “É raro a doença acometer mulheres abaixo de 35 anos. O percentual nesses casos é de 5%. Entre 35 e 40 anos, o percentual fica em torno de 7%. O maior percentual é para as mulheres acima de 50 anos, em torno de 80%. A partir de 80 anos, a curva de incidência começa a diminuir e os casos são reduzidos”, afirma.
Evitar a obesidade adotando hábitos saudáveis, como dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. Outros fatores de risco para esse tipo de câncer são a ingestão de álcool e a a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Detecção Precoce – Os programas de rastreamento para detecção precoce do câncer de mama indicam que o exame da mamografia seja feito a partir dos 50 até os 69 anos de idade, uma vez a cada dois anos. Para mulheres mais jovens, a melhor forma de prevenção é o exame de toque, com investigação profunda de qualquer sintoma suspeito.
Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama do Inca prevê a ampliação da cobertura de mamografia, o aumento do percentual de mamografia de qualidade e da proporção de mulheres com diagnóstico de câncer que iniciam tratamento em até 60 dias – reduzindo a mortalidade. No Brasil, estimam-se 52.680 novos casos em 2012/2013.
Gabriella Vieira / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário