sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FIQUE SABENDO - Homens também são responsáveis por evitar gravidez

 http://www.blog.saude.gov.br/


Os homens que não quiserem ter filhos devem usar camisinha e os que têm mais de 25 anos e dois filhos podem fazer a vasectomia, cirurgia para evitar filhos.| Foto: Peter Walker/Corbis
Qual a participação do homem no planejamento reprodutivo? Para o médico Daniel Fernandes, que é pai de um menino e a esposa está grávida do segundo filho, o homem tem a mesma responsabilidade que a mulher na escolha do melhor momento para aumentar a família. Da mesma forma, ele também é responsável por uma gravidez indesejada: ”A gravidez só precisa acontecer se os dois desejarem que isso aconteça. Hoje em dia a mulher tem uma participação no mercado de trabalho tão importante quanto o homem e o homem tem um papel atualmente equivalente ao da mulher dentro de casa, otimizando a gestão familiar sabendo que hoje não existe mais a história de que aonde come um comem dois. Se o homem e a mulher não dialogarem, você vai acabar tendo uma família desestruturada ou subaproveitada do ponto de vista de prosperidade econômica.”
O coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, explica que o homem e a mulher devem decidir juntos sobre a quantidade de filhos, o espaço entre eles e o melhor momento para a gravidez: ”Homens e mulheres têm o direito de decidir em conjunto de forma livre e responsável sobre o número, o espaçamento e o momento de ter filhos, é uma decisão negociada. Isso que é muito importante. Quando você vai falar de planejamento reprodutivo você está falando exatamente de duas pessoas que estão negociando essa questão de trazer alguém a vida ou não né. Então, os homens são protagonistas aí, os homens que não tiverem vontade de ter filhos eles tem que tomar os devidos cuidados.”
Eduardo Chakora lembra que os homens que não quiserem ter filhos devem usar camisinha e os que têm mais de 25 anos e dois filhos podem fazer a vasectomia, cirurgia para evitar filhos. A vasectomia pode ser feita de graça no Sistema Único de Saúde.
“Existe uma lei que regulamenta a vasectomia e que é ofertada pelo SUS que os homens que tiverem dois filhos dois e acima de 25 anos eles podem procurar os serviços e recebendo as devidas orientações para as secretarias municipais de saúde e se tiverem de fato no perfil, eles podem realizar o procedimento que é relativamente rápido, mas precisa de um tempo para que ele ter possa ter certeza que de fato essa é a decisão dele.”
O coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, lembra ainda que a camisinha não é só um método para evitar gravidez indesejada, mas também é a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário