Semana Nacional do Trânsito alerta para excesso de velocidade dos condutores:

“Esta é uma grande oportunidade para que o tema ganhe destaque. Será possível, por meio de ações integradas, reduzir os números de acidente e alertar a população sobre o conjunto das políticas públicas intersetoriais”, explica a diretora de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta. Para enfrentar o avanço dos acidentes de trânsito, o Governo Federal expandiu o Projeto Vida no Trânsito a todas as capitais brasileiras. Lançado em junho de 2010, a ação é uma das iniciativas do Ministério da Saúde para prevenir e reduzir a violência no trânsito.
De acordo com Malta, a melhoria das informações permite saber onde se concentram os acidentes de trânsito nos estados e municípios. “Dessa forma, consequentemente, teremos a possibilidade de reduzir os acidentes nesses locais, seja estabelecendo redutores de velocidade, construindo passarelas e aumentando a fiscalização”, destaca.
Segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), só em 2011 o Brasil teve 155 mil acidentes de carro e de moto, o que demandou um investimento de mais de R$ 200 milhões pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este valor seria suficiente para construir 143 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS 24h) e atender a mais de 43 mil pessoas por mês, mesma população que teve a vida perdida em acidentes de trânsito.
O estudo mostra, ainda, que uma das principais preocupações refere-se ao aumento no número de internações e atendimentos por acidentes com motociclistas. “As taxas de acidentes por motociclistas representam um grande alerta, porque são óbitos evitáveis e que têm ocorrido cada vez mais em jovens e homens iniciando o seu trabalho e processo produtivo. Precisamos refletir sobre a gravidade destes dados e ter uma atenção diferenciada em relação às mortes por motocicletas”, avalia Deborah Malta.
No último dia 11 de setembro, o Ministério da Saúde autorizou novo repasse no valor de R$ 12,8 milhões para que todos os 26 estados, o Distrito Federal e as respectivas capitais possam ampliar e fortalecer ações previstas no Projeto Vida no Trânsito.
Gabriella Vieira / Blog da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário