quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FIQUE SABENDO - Hospital Loreto cria Polo de Audiologia -

Referência no tratamento de portadores de lábios leporinos, unidade cria serviço para agilizar diagnóstico
19/09/2012  » Autor: Marco Antonio Costa / Fotos: Pedro Curi

O Polo de Audiologia do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, que tem 75% de seus pacientes na faixa de um ano de idade, já realiza 160 exames por mês. Inaugurado recentemente, o serviço gratuito foi criado para atender a grande demanda do Centro de Referência no Tratamento de Fissuras Labiopalatais da unidade, criado há 27 anos e que recebe 18 novos pacientes mensalmente. As crianças portadoras do problema, mais conhecido como lábio leporino, apresentam logo ao nascer pequenas diferenciações em seu trato, situação que exige orientação especializada aos pais e à equipe médica. O diagnóstico exato, que antes poderia levar meses, agora com o novo polo sai em apenas uma semana.

- As crianças portadoras dessa condição, em grande parte, apresentam problemas auditivos. A rapidez no diagnóstico é muito importante. Após o exame, agilizamos o encaminhamento de nossos pacientes para a consulta médica necessária ou até mesmo para a cirurgia – explicou a doutora Marilene Dutra, responsável pelo Polo de Audiologia, enquanto examinava a menina Manuela, de cinco meses, levada pela mãe Beatriz Souza.

E não era só a mãe de Manuela que apresentava tranquilidade pelo atendimento recebido pela filha no Loreto. A boneca de pano Ritinha conseguiu tirar todos os temores da pequena Isabely Rocha, de 8 anos, que se prepara para uma cirurgia de amígdalas. A façanha se deu através da Técnica dos Bonecos Terapêuticos da doutora Lucy Afonso, que se realiza todas as segundas-feiras, na parte da manhã. Após o teatrinho didático, onde se explica desde o ‘sapatinho mágico’ colocado na sala de cirurgia, passando pela anestesia e procedimentos pós-operatórios, as crianças têm a oportunidade de ‘operar’ os bonecos, aplicando tudo o que aprenderam durante a encenação.

- As crianças têm identificação com os bonecos, e eles é que dão toda a orientação. Com isso, ficam mais seguros. A atividade tranquiliza os pais também – analisa a doutora Lucy, criadora da técnica há 16 anos. O sucesso desse trabalho é resultado de toda a interação da equipe do hospital, referência no tratamento de Fissuras Labiopalatais em todo o estado do Rio de Janeiro.

Aberto à população, de segunda a sexta-feira, na Estrada do Caricó, 26, a partir das 8 horas, a unidade recebe crianças fissuradas com dias de vida, mesmo sem marcação de consulta, que contarão com toda a assistência gratuita até a vida adulta. Para os bebês, um dos primeiros procedimentos é a colocação de uma prótese bucal, para auxílio durante a alimentação. O atendimento em outras especialidades, como remoção das amígdalas, adenoide, fimose e hérnia, por exemplo, são feitos através de marcação de consultas pelos telefones 2465-5000 ou 33930037.

Esse é o caso de João Vitor Gomes Pifanio, de três anos, que passará por cirurgias de hidrocele bilateral (acúmulo de líquido nos testículos) e fimose. Os pais, Amanda Gomes e William Santos Pifanio, moradores de Japeri, tinham somente elogios para a unidade.

- Procuramos o hospital em junho e tudo correu muito bem. Após duas consultas e realização de exames, nosso filho já está com a cirurgia marcada, contou Amanda.


Novo equipamento de alta definição

O hospital é o único no estado a oferecer a ‘prótese da fala’, aparelho fonoaudiológico implantado quando a cirurgia não é suficiente. Antes, essa prótese era oferecida somente no Centro de Reabilitação de Bauru, em São Paulo. Além disso, o Loreto está para adquirir, ainda este ano, novo equipamento que vai permitir exames de alta definição em bebês, conforme adiantou a diretora da unidade, doutora Fátima Brandão.

- Realizamos por mês cerca de 30 cirurgias para correção de fissura lábio palatal. Os pacientes vindos de outras cidades do estado representam 55% dos atendimentos. Isso acontece por sermos o único centro de referência nessa área no estado do Rio de Janeiro. Os outros 45% são daqui do nosso município – concluiu a diretora.

Reconhecido desde 2001 pelo Ministério da Saúde como hospital de referência no tratamento da fissura labiopalatal, o Loreto conta com ambulatório multidisciplinar, com as especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica, plástica e otorrinolaringológica, hematologia, dermatologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, odontologia/ortodontia e cirurgia buco-maxilo-facial. No total, são cerca de 1.300 cirurgias por ano, incluindo a correção de fissuras, cirurgias otorrinolaringológicas e cirurgias gerais pediátricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário