quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Saiba como retirar de graça medicamentos para diabetes, hipertensão e asma

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saiba como retirar de graça medicamentos para diabetes, hipertensão e asma:
“O negócio é bom para o freguês, porque agora ele não paga nada. É bom para a farmácia, porque o cliente acaba comprando mais alguma coisa. É bom para os laboratórios porque, vendendo grandes quantidades ao Ministério da Saúde, ganham com a expansão do mercado”. Com essa frase, o jornalista Elio Gaspariconseguiu resumir em algumas palavras os benefícios da ação Saúde Não Tem Preço, incentivo promovido pelo  Programa Farmácia Popular do Governo Federal.
Por meio da rede de farmácias, as pessoas que sofrem com hipertensão, diabetes e, recentemente, asma, por exemplo, recebem remédio de graça para tratar as doenças. Somente em janeiro de 2012, 3,2 milhões de pacientes retiraram esses medicamentos em mais de 20.300 farmácias credenciadas, mais que o triplo do registrado em janeiro do ano passado. A quantidade de hipertensos beneficiados saltou 309%, de 658.648 em janeiro para 2.697.152 em dezembro de 2011. Já o número de diabéticos beneficiados aumentou 223%, passando de 306.826 para 990.453 no mesmo período.”
Desde o dia 4 de junho deste ano (início da disponibilização de medicamentos gratuitos para a asma) até o dia 18 do mesmo mês, 31.176 pessoas já retiraram os antiasmáticos nas farmácias populares. Este número representa um aumento de 28% em relação às 24.344 pessoas que haviam comprado os remédios nas farmácias populares, já com 90% de desconto, 15 dias antes do início da gratuidade.
Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, o programa resulta em economia de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que, desde seu lançamento, o número de internações por conta de diabetes e de hipertensão diminuiu. Em 2011, foram menos 8,4 mil internações por causa da hipertensão e 2,7 mil a menos por causa da diabetes.
O Programa “Farmácia Popular” oferece à população mais de 100 medicamentos com até 90% de desconto. Todos têm acesso, basta procurar uma unidade própria do governo ou ir até uma das  mais de 20 mil farmácias privadas credenciadas ao programa. Além disso, em 2011, o MS lançou o “Saúde Não Tem Preço”, uma ação do Programa Farmácia Popular que  distribui gratuitamente 14 medicamentos para hipertensão, diabetes e asma.
Doenças – A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos), de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2010, que considera o diagnóstico médico referido pelo entrevistado. Ainda pelo Vigitel, a diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo maior em mulheres 7% do quem em homens, 5,4%.
Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com esta idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma. “Este é mais um passo do governo federal para garantir acesso universal à saúde, priorizando um programa de alto impacto principalmente na população infantil”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
Saiba mais
Saiba como pegar remédios para diabetes, hipertensão e asma:
- Procure farmácias e drogarias privadas credenciadas ou a rede de Farmácia Popular e apresente o CPF próprio, receita médica válida e documento com foto
- A receita deverá ser prescrita por um médico, que pode ser particular ou do SUS. A validade das receitas varia da seguinte forma: anticoncepcionais valem 1 ano; demais medicamentos e fraldas geriátricas valem 120 dias
- No caso de menores de idade, o CPF dos pais é aceito, até que ele providencie um próprio. Há um limite de remédios por CPF
- A farmácia tira uma cópia da receita e a devolve ao paciente
- A farmácia emite duas vias para a pessoa assinar. Uma delas fica com o cliente e a outra permanece com a farmácia
- Para os analfabetos, será aceita a digital
- As farmácias e drogarias que se negarem a entregar os remédios sofrerão as penalidades previstas na própria Portaria, podendo inclusive ser descredenciadas do programa. Basta denunciar no telefone da Ouvidoria: 136

O diretor de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Jr., participou do programa Bem Estar, da Rede Globo, e tirou todas as dúvidas sobre diabetes e hipertensão e como pegar os remédios nas farmácias populares.
Aniversário do Blog da Saúde -Em comemoração ao aniversário de um ano, o Blog da Saúde está republicando as matérias com maior número de visualizações neste período. Este post foi ao ar em junho deste ano. Desde sua implantação, o Saúde Não Tem Preço já beneficiou 10,9 milhões de pessoas. Deste total, 10,7 milhões se referem somente a pacientes com diabetes e hipertensão. O total mensal de atendimentos passou de 853 mil, em janeiro de 2011, para 4,1 milhões, em agosto em 2012, uma ampliação de acesso de 383%.
Com a inclusão dos três medicamentos para a asma nas farmácias populares, mais de 204 mil pessoas foram beneficiadas em três meses. Isso representa um aumento de 111% no número de pessoas beneficiadas e a redução do número de internações por asma. Ao total, são disponibilizados 17 medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão e asma.
Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário