sexta-feira, 5 de outubro de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 06 a 12 de outubro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 06 a 12 de outubro:
RAP DA SAÚDE: INSCRIÇÕES ABERTAS
Quer fazer a diferença em sua comunidade, contribuindo para a promoção da saúde e da cidadania no seu território? Participar de fóruns políticos, defendendo os interesses dos jovens que vão construir uma cidade, um país, um planeta mais justo e sustentável? Produzir textos, fotos, vídeos e compartilhar suas ideias na internet, contribuindo para que informações relevantes cheguem a um número cada vez maior de jovens como você? Aproveite! Se você tem entre 14 e 29 anos, mora em uma comunidade próxima a um dos oito polos do RAP da Saúde, é comunicativo, tem interesse pela área da saúde e deseja contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade e de toda a cidade, vá em frente!  O RAP da Saúde está com inscrições abertas para o ciclo 2012-2014 até 15 de outubro. Se você mora em outra área da cidade do Rio de Janeiro, onde ainda não há um polo do RAP da Saúde, não se preocupe! Você também pode se cadastrar para participar da Iniciativa Juvenil – que promoverá encontros bimestrais de jovens e adolescentes para a construção compartilhada de soluções sociais. Saiba mais sobre o RAP da Saúde e acesse a ficha de inscrição.
PROMOÇÃO DA SAÚDE EM PADRE MIGUEL
A Clínica da Família Olímpia Esteves, em Padre Miguel, promove em outubro uma série de atividades de promoção da saúde para toda a família. Nesta segunda-feira, dia 8, às 9h, será realizada uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, como parte da campanha Outubro Rosa, mobilização para o enfrentamento da doença que acontece em todo mundo. Na quinta-feira, 11 de outubro, a unidade de saúde comemora o Dia das Crianças, com brincadeiras, cinema, escovação com aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal. Ainda este mês, a Clínica da Família Olímpia Esteves promove palestra sobre a prevenção do câncer de colo de útero e mama, seguida de sessões de reflexologia, no dia 17. A unidade de saúde  fica na Rua Olímpia Esteves, s/ nº – Padre Miguel.
MOVIMENTOS SOCIAIS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
A importância dos movimentos sociais na disseminação e apropriação do conhecimento pela sociedade está em debate esta semana, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), durante o seminário Diálogos entre a Academia e os Movimentos Sociais: uma reflexão sobre a agenda política dos movimentos de mulheres, LGBT e de direitos humanos. O evento acontece nesta segunda e terça-feira, dias 8 e 9 de outubro, a partir das 9h, no salão internacional da Ensp/Fiocruz, e aborda três temas principais: a igualdade de direitos constitucionais entre heterossexuais e homossexuais; a agenda de direitos humanos e a homofobia; e a violência de gênero e a luta por direitos protagonizada por transexuais. Participam do debate o deputado federal Jean Wyllys; a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Hildete Melo; a pesquisadora Roseli Rocha; o professor Marco José Duarte; o consultor em Gênero e Masculinidades, Marcos Nascimento; e a representante da Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (Astra-Rio), Barbara Aires.  O seminário é atividade preparatória ao 11º Seminário Nacional Direito e Saúde, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, com o tema “Direitos Humanos, Saúde e Movimentos Sociais”.

SIGILO PROFISSIONAL E DOENÇAS INFECCIOSAS
Acontece nesta terça-feira, dia 9 de outubro, a última aula aberta do 6° módulo do Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Doenças Infecciosas do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec/Fiocruz). Esta semana, Mauro Brandão Carneira ministra a palestra “A importância da ética no sigilo profissional nas doenças infecciosas”, de 9h ao meio-dia. À tarde, a partir de 13h30, será exibido o filme “As Positivas”, sobre a feminização da Aids.


Nenhum comentário:

Postar um comentário