sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Instituto Municipal de Medicina Física e Reabilitação Oscar Clark (IOC)

 http://nossomosacre06.blogspot.com/
Instituto Municipal de Medicina Física e Reabilitação Oscar Clark (IOC):

O Instituto Municipal de Medicina Física e Reabilitação Oscar Clark (IOC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio, está completando 76 anos de fundação. A unidade, localizada na Rua General Canabarro 345, no Maracanã, é referência em medicina de reabilitação na Cidade, e oferece atendimento ambulatorial a pessoas portadoras de deficiência (permanente ou temporária), física ou sensorial. Os pacientes são atendidos por equipes multidisciplinares de várias especialidades, como fisiatras, fisioterapeutas, neurologistas, fonoaudiólogos e musicoterapeutas.

Fundada como obra social filantrópica por Oscar Castello Branco Clark, em maio de 1930, a unidade recebeu, inicialmente, o nome de Clínica Escolar Oscar Clark, permanecendo nessa condição até 1940. Em seguida, foi transformada em Posto Médico Pedagógico Oscar Clark, vinculada ao Departamento de Saúde Escolar da Secretaria Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do Distrito Federal. Nesta época, a unidade contava com serviços de assistência à saúde dos estudantes nas áreas de pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia e enfermaria para acompanhamento de crianças operadas. Somente em 1962 a unidade foi transformada em Centro de Reabilitação do Deficiente Físico, recebendo o nome de Instituto Oscar Clark.

Atualmente, o instituto atende a pacientes encaminhados pelas redes pública e privada de saúde, com prioridade para os casos mais graves - amputados e ostomizados. Todas as ações visam promover, através de recursos terapêuticos, possibilidade de locomoção, comunicação, autonomia e independência, contribuindo para a inserção social das pessoas portadoras.

Os portadores de deficiência encontram no instituto programa de atenção ao ostomizado e amputado, reabilitação cardíaca, ortopedia funcional de maxilares - para crianças em fase de dentição mista, portadoras de maloclusão - reabilitação de lesões neurológicas (adulto e infantil), reumatológicas, ortopédicas, serviço de fisioterapia respiratória, ortopedia infantil, entre outros.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone 2569-1419.

Diversos serviços de reabilitação oferecidos pela Prefeitura do Rio também são desenvolvidos no Centro Integrado de Assistência ao Deficiente Mestre Candeia (Ciad) no Centro. A unidade funciona como um centro multissetorial de atenção integral e integrada às pessoas portadoras de deficiência transitórias ou permanentes, com prioridade para a população carente. No local, são realizadas ações em parceria com as secretarias municipais de Educação, do Trabalho e Emprego, de Assistência Social e de Esporte e Lazer. O Ciad funciona na Avenida Presidente Vargas 1.997 – Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2242-7700.







Nenhum comentário:

Postar um comentário