fonte: http://elosdasaude.wordpress.com/rap-da-saude/
RAP DA SAÚDE
Fazer a diferença em sua comunidade, contribuindo para a promoção da saúde e da cidadania no seu território. Participar de fóruns políticos, defendendo os interesses dos jovens que vão construir uma cidade, um país, um planeta mais justo e sustentável. Produzir textos, fotos, vídeos e compartilhar suas ideias na internet, contribuindo para que informações relevantes cheguem a um número cada vez maior de jovens como você.
Essa é a proposta do RAP da Saúde – a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, que desde 2009 vem investindo no desenvolvimento de competências de adolescentes e jovens de comunidades cariocas. Até hoje, mais de 200 meninos e meninas já participaram da iniciativa, em oito polos: Maré, Rocinha, Alemão e Penha, Tijuca, Jacarezinho, Sulacap, Campo Grande e Irajá.
Nosso trabalho tem como princípio a valorização das diversidades relacionadas às questões de gênero, raça/cor/etnia, orientação sexual e juventudes com deficiências. As atividades abordam temas como direitos das crianças e dos adolescentes com ou sem deficiências; protagonismo juvenil; questões de gênero, raça e etnia; prevenção das violências, DST/Aids, dengue, tuberculose e tabagismo; promoção da alimentação saudável, do aleitamento materno e da saúde bucal, dentre outros.
Nossa equipe é composta por adolescentes multiplicadores, que participam de processos políticos, culturais e educativos e disseminam informações sobre saúde em unidades de saúde, escolas, comunidades, e complexos esportivos; jovens dinamizadores, com experiência em promoção da saúde e participação política e social, que apoiam as ações dos adolescentes multiplicadores; e estagiários em promoção da saúde, que organizam encontros coletivos, oficinas e outras atividades, de forma a fortalecer o aprendizado dos adolescentes, estimular a troca de conhecimentos e mobilizar a comunidade para o envolvimento em ações sociais. Os estagiários em promoção da saúde também são responsáveis pela elaboração de relatórios periódicos e participam das reuniões de equipe. Desde julho de 2011, contamos com a participação de jovens surdos, que atuam e compartilham de todas as atividades com os demais jovens ouvintes.
O RAP da Saúde é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), desenvolvida por meio de convênio com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS).
Quer participar desta história?
O RAP da Saúde está com inscrições abertas para o ciclo 2012-2013!
Até 15 de outubro!
Se você tem entre 14 e 29 anos, mora em uma comunidade próxima a um
dos oito polos do RAP, é comunicativo, tem interesse pela área da saúde e
deseja contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade e de toda a
cidade, vá em frente!Se você mora em outra área da cidade do Rio de Janeiro, onde ainda não há um polo do RAP da Saúde, não se preocupe! Você também pode se cadastrar para participar da Iniciativa Juvenil – que promoverá encontros bimestrais de jovens e adolescentes para a construção compartilhada de soluções sociais.
Lembre-se: Para se tornar um jovem promotor da saúde, você precisa estar disposto a participar das atividades de formação, pelo menos três vezes por semana – e eventualmente aos finais de semana. Você terá uma ajuda de custo e todo o apoio de nossa equipe multidisciplinar.
Inscrições entrem no Blog - http://elosdasaude.wordpress.com/rap-da-saude/
Nenhum comentário:
Postar um comentário