sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SUS passa a distribuir cinco novos medicamentos

http://drauziovarella.com.br/
SUS passa a distribuir cinco novos medicamentos:

O SUS vai ampliar a lista de medicamentos oferecidos e passar a distribuir mais cinco tipos de medicamentos: a sildenafila, para o tratamento de esclerose sistêmica; o tacrolimo, para síndrome nefrótica primária; o naproxeno, para espondilite anquilosante; a biotina, indicada para o tratamento de pessoas com deficiência de biotinidase (falta de vitamina H); e o clobetasol, nova opção de tratamento para pacientes com psoríase (doença de pele).
O remédio clobetasol será ofertado em duas formas, pomada e xampu. A psoríase atinge cerca de 2% da população brasileira, provoca desconforto social por causa das lesões na pele (apesar de não ser contagiosa) e aproximadamente 80% dos pacientes afetados podem ser tratados com medicamentos tópicos (usados sobre a pele).
Algumas secretarias estaduais de Saúde já disponibilizam quatro tipos de medicamentos para o tratamento tópico da psoríase moderada: a dexametasona, o ácido salicílico, o alcatrão e o calcipotriol, que agem na melhora das lesões cutâneas. Para os casos mais graves são oferecidos sete tipos de remédios: o adalimumabe, o etanercepte, o infliximabe, a ciclosporina, o metotrexato, a sulfassalazina e a leflunomida.
Já a biotina será o primeiro remédio distribuído gratuitamente para o tratamento de  deficiência de vitamina H. A carência da vitamina pode desencadear perda de força muscular, sonolência, convulsões e falta de equilíbrio. Estima-se que cerca de 3,2 mil pessoas sofram de biotinidase no Brasil.
Dentro de 180 dias, os medicamentos já devem estar disponíveis em hospitais e unidades básicas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário