quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BOA DICA - Ajudando seu filho com a lição de casa

 http://blogdati.com/
Ajudando seu filho com a lição de casa:
Participar da vida escolar do nosso filhote não é tarefa difícil ou intimidadora aqui em casa, ao contrário, pois estamos constantemente em contato com a escola e conversando com ele sobre professoras, coleguinhas, funcionários, atividades praticadas por lá, atividades para casa, assuntos de maior interesse, apresentações escolares e afins. O fortalecimento do interesse pela Escola (como instituição, como referência educacional) e pelo interesse em aprender é algo que nós entendemos ser papel também da família.
Reforçar e valorizar impressões simples como o fato de que é na escola que se aprendem as letras, os números, a formação de palavras e frases, as formas geométricas e particularidades do cotidiano da vida em comunidade, é algo que qualquer pai e mãe pode fazer, seja a partir de exemplos ou conversas informais, como aquelas nas refeições, antes de deitar ou mesmo na hora do dever de casa. A partir dessa “intimidade” com as questões educacionais, vale a pena falar em responsabilidade, socialização e comprometimento. Tudo isso desde muito cedo. Cá entre nós, eu acredito que estando no ambiente escolar, seja maternal ou alfa, devemos manter o mesmo discurso. E é isso que estamos fazendo.
Mas como ninguém é perfeito, compartilho com vocês uma grande preocupação minha: como ajudar meu filho com a lição de casa. Um exercício trabalhoso para a maioria das famílias. Estando diante da fase de pré-alfabetização, as tarefas com as quais nos deparamos são, a julgar pelos olhos de um adulto alfabetizado, muito simples. Elas são o reforço das atividades trabalhadas na classe e servem para reiterar, relembrar o aluno as atividades vistas no grupo, naquele mesmo dia e/ou semana. Ok. Isso nós compreendemos… Mas então, onde está a dificuldade, vocês perguntariam…
A dificuldade que eu enfrento e que é compartilhada por muitos pais/filhos/lares brasileiros está na habilidade de seu filho concentrar-se no que faz. “Coisa de menino”, andei pensando. Meninos sempre querendo agilizar os compromissos e prazos para se dedicarem às brincadeiras… Cresci ouvindo dizerem que meninos tem menos foco e dedicam-se menos do que as meninas. Será?
Como eu não tenho filhas e nem sobrinhas, fica difícil apontar e minha balança faria (já faz) julgamentos que talvez estejam distorcidos… Mas em favor do time delas, diga-se de passagem. Parece-me – e as mães de meninas podem palpitar – que elas se interessam mais pelas tarefas e pelas atividades de classe, observando a necessidade do capricho, da técnica, da assertividade junto ao grupo e claro, envolvendo aí uma competição comum e espontânea entre as meninas. Nisso os meninos são mais dispersos, parecendo interessarem-se menos. Lembram daquela história das letras? De criança eu via e ouvia: “meninas capricham e tem letras redondinhas, enquanto meninos fazem garranchos e letras que sobem o morro”. Como meu único irmão sempre esteve nesse parâmetro e nós, as irmãs, também, acreditei.
Enfim. Voltemos para as tarefas, senão me perco nas lembranças e comparações… Aqui em casa praticamos várias tentativas de acerto na hora das tarefinhas. Primeiro conversamos sobre o dia, perguntamos as novidades, pedimos que o filhote traga a pasta e, com material de apoio em mãos, lemos o enunciado. Temos uma mesinha infantil onde a tarefa pode ser feita, mas também é comum nos sentarmos à mesa de refeições. TV ligada já sabemos que é distração certa. Tarefa na hora do sono, com certeza, stress geral. Logo após a refeição e o banho, pós aula, parece tem sido o momento mais adequado, mas nem sempre a rotina se aplica, especialmente com o irmão recém-nascido em casa. E por enfrentarmos tentativas nem sempre exitosas, fui pesquisar dicas e referências de quem tem mais experiência no assunto.

Junto ao portal Educar para Crescer, da editora Abril, achei os passos abaixo, referenciados por professores e pedagogos para colaborar com o dilema da tarefa, em diferentes faixas etárias:

 Antes da tarefa

1. Entenda seu filho
Uma grande ajuda na hora da lição de casa é saber o que motiva e o que desanima seu filho. Por exemplo, será que ele gosta que você fique por perto ou prefere privacidade? Será que você precisa que você ajude-o a organizar por qual matéria começar ou ele quer decidir isso sozinho?
2.Defina as regras em comum acordo

Converse com seu filho e estabeleçam – juntos – como será a rotina para a lição. Onde será feita, em qual horário, etc. Deixe que ele explique suas preferências e seja flexível. Por exemplo: ele não quer perder o programa de TV favorito. Ajustem o horário de modo que ele tenha este direito garantido. Direito que ele perde se não terminar a tarefa a tempo (caso o combinado seja fazer antes) ou se não desligar a TV logo depois (para ir logo se dedicar à lição).

Lembre-se: o ideal é não alterar a rotina, mas, se for o caso, explique o motivo da mudança.
3. Organize o lugar

Escolham – juntos – o local onde a lição será feita. Mas garanta que ele esteja arrumado e limpo na hora combinada. Se for a mesa da cozinha, por exemplo, nada de alimentos ou pratos na hora da lição, hein?

Lembre-se: o bem-estar é superimportante. Verifique a temperatura do ambiente, a iluminação, a ventilação. Quanto mais confortável ele estiver, melhor!
4. Acabe com a distração

Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar – ou diminuir -outros sons que atrapalhem a concentração. Ajude seu filho a se concentrar na tarefa!
5. Fique de olho na disposição dele

Na hora da lição, seu filho precisa estar bem disposto. Ou seja: não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído… O melhor neste caso é resolver o problema primeiro. E isso vale para você também! Resolva essas questões antes de começar!
6. Confira se todo o material necessário está disponível

Parar a lição para procurar onde está o lápis de cor, a régua ou o dicionário só ajuda a tirar o foco da tarefa. Organize tudo antes de começar para não haver dispersão!

Durante a tarefa

7. Respeite o momento

Todos em casa devem saber que a lição está sendo feita e contribuir, evitando interrupções, barulhos desnecessários ou ações que tirem a concentração e o foco de quem está estudando.
8. Veja se seu filho sabe o que é para ser feito

Pergunte se ele tem dúvidas sobre o que o professor pediu para fazer e coloque-se à disposição para ajudá-lo.
9. Auxilie em caso de dúvidas

Se seu filho tiver uma dúvida, ajude-o. Mas não responda por ele. Sugira que ele procure exemplos parecidos no livro ou no caderno, ou então, ajude-o a pensar sobre o assunto até que ele chegue à sua própria conclusão.
10. Ocupe-se com coisas parecidas

Enquanto ele faz contas, que tal dar uma olhada no orçamento? Se ele vai produzir um texto, aproveite para fazer alguma anotação. O ideal é não parecer que se está fazendo algo mais interessante do que ele – como jogar no computador, por exemplo, ou ver TV.
11. Incentive-o a rever a lição

Olhar a lição de novo depois de terminada é uma boa prática. Se ele pedir para você rever com ele, valorize o esforço e não aponte diretamente os erros. Caso encontre coisas incorretas e perceba que ele tem condição de localizar o erro, estimule-o comentando. “Que tal rever este trecho ou esta conta, veja se está tudo certo ou se encontra algo errado?”. Elogie-a se ele encontrar o problema e jamais brigue se isso não ocorrer.

Depois da atividade

12. Veja se a lição foi corrigida

Será que a lição de casa foi corrigida? A falta de correção da lição pode desestimular seu filho. Afinal, ele pode entender que de nada valeu tanto esforço. Caso isso se repita sempre, é interessante conversar na escola – com o professor ou com o coordenador.
13. Elogie os acertos e não aponte os erros

Seu filho acertou todos os exercícios da lição passada? Ele merece que você lhe dê parabéns! Mas se errou muitos, nada de briga. Pergunte se, com a correção do professor ele entendeu porque errou. Se a resposta for negativa, estimule-o a tirar dúvidas diretamente com o professor. E acompanhe.
14. Informe o professor em caso de dificuldade

Seu filho deveria ter condição total de fazer a lição de casa sem achá-la muito difícil ou complicada. Afinal, se a lição foi passada, é porque o professor já explicou aquele conteúdo. Às vezes pode ser apenas uma dificuldade pontual e neste caso, estimule seu filho a tirar dúvidas com o professor. Caso isto se torne frequente, o melhor é ir até a escola para identificar onde está o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário