quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Timidez infantil: o que é e como tratar

 http://www.pediatriabrasil.com.br/
Timidez infantil: o que é e como tratar:


Meu filho é tímido e tem dificuldade em fazer amigos. Até que ponto esta timidez é preocupante? Devo procurar ajuda especializada?
Embora a timidez na infância seja relativamente comum, ela preocupa muitos pais, especialmente aqueles que dão grande valor à sociabilidade. Algumas crianças se tornam tímidas por causa de experiências de vida difíceis, mas a maioria nasce assim.
Para algumas crianças mais novinhas, situações e interações sociais podem ser aterrorizantes. Quando eles entram em contato com outras crianças, raramente se sentem à vontade. Geralmente são relutantes ou incapazes de fazer o primeiro contato, preferindo abandonar uma amizade potencial a enfrentar o que não lhes é familiar.
Algumas dessas crianças tímidas podem ter problemas emocionais, mas essas são a minoria. Na verdade, algumas crianças são naturalmente introvertidas e um pouco mais lentas para se adaptarem a novas situações.

Pode ser apenas questão de tempo

A maioria das crianças tímidas consegue se sair bem nas relações sociais após um breve período inicial de adaptação. Com o tempo aprendem a conquistar seu espaço. Os pais podem, carinhosamente e com cuidado, ajudá-los a interagir socialmente com sucesso.
Timidez infantil: o que é e como tratar

Timidez grave

Em alguns casos, a timidez pode ser incapacitante. Crianças extremamente tímidas muitas vezes não se adaptam bem à sala de aula ou aos coleguinhas. Quanto mais tempo este padrão existir, mais difícil será para a criança mudar.
Timidez pode levar a criança a evitar intencionalmente ambientes sociais, o que pode ter repercussões na vida adulta futura. Esta timidez incapacitante pode estar associada a algum transtorno de ansiedade ou de personalidade, e algumas delas podem ter déficit de atenção ou hiperatividade. Daí a importância de uma avaliação feita por profissionais especializados em saúde mental, como psicólogos e psiquiatras infantis.

Crianças rejeitadas

A maioria das crianças quer ser amada, mas alguns são lentos em aprender como fazer amigos. Outros podem pode ser excluídos de um grupo pela maneira de se vestir, higiene pessoal, obesidade ou mesmo um problema de fala.
Os jovens são muitas vezes rejeitadas pelos colegas quando apresentam comportamentos disruptivos ou agressivos. Estas crianças rejeitadas passam a maior parte de seu tempo sozinhas. São abertamente detestadas por seus pares e constantemente se sentem não desejados. Tendem a ser agressivos e muito sensíveis à provocação.

Crianças negligenciadas

As crianças negligenciadas, por outro lado, não são abertamente rejeitadas, mas muitas vezes são simplesmente ignoradas, esquecidas, não convidadas para festas e são os últimos escolhidos para uma equipe.
Esses jovens podem ser tidos como solitários, e enquanto alguns detestam o isolamento, outros podem realmente preferir ficar sozinhos ou com os pais, irmãos, outros adultos ou mesmo animais de estimação.
Eles podem não possuir as habilidades sociais e auto-confiança necessária para enfrentar situações sociais, muitas vezes por experiências sociais limitadas, ou podem ser mais tímidos, quietos e reservados do que a maioria de seus pares.

Como os pais podem ajudar

Interações sociais de sucesso requerem uma variedade de habilidades e formas especiais de interagir. Os pais devem observar estas habilidades em seus filhos e ajudar a desenvolvê-las e modelá-las:
• Lidar com o fracasso e a frustração, bem como com o sucesso
• Lidar com mudanças e transições
• Lidar com a rejeição e provocação
• Gerenciar a raiva e usar o humor
• Perdoar e desculpar
• Recusar-se a aceitar um desafio
• Pensar em coisas divertidas para fazer
• Evitar situações perigosas
• Defender-se
• Compartilhar
• Fazer pedidos
• Auto-avaliação
• Elogiar, expressar carinho e apreço, consolar outras pessoas
• Lidar com a perda
• Fazer favores e ajudar os outros
• Guardar segredos
Não hesite nem adie uma avaliação especializada: psicólogos e psiquiatras infantis podem ser muito úteis!
Fonte: Pediatria Brasil
Foto: Stock.xchng, saavem
Última atualização: 11/10/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário