quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Campanha Mundial Contra a Obesidade

 http://www.blogdasaude.com.br/
Campanha Mundial Contra a Obesidade:
No dia 11 de Outubro é celebrado o Dia Mundial Contra Obesidade, isso porque essa doença vem ganhando proporções alarmantes em todo o mundo.
A obesidade é uma doença que muitas vezes não recebe a devida importância. Segundo os números divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no relatório de Estatísticas Mundiais de Saúde de 2012, a obesidade é a causa de morte de 2,8 milhões de pessoas por ano. Hoje, 12% da população mundial já pode ser considerada obesa.
No Brasil mais de 65 milhões de pessoas, 40% da população, está com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos sendo, portanto, considerado um problema de saúde pública.
Mas o que é obesidade? Segundo a OMS, obesidade é o excesso de gordura corporal acumulada no tecido adiposo que pode causar implicações para a saúde. É considerado obeso o indivíduo com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30.
A causa da obesidade é multifatorial, ou seja, está ligada a fatores ambientais e genéticos, ambos com a mesma importância. Os fatores ambientais são todos aqueles que temos controle, como: alimentação inadequada, hábitos e estilo de vida pouco saudável, prática do tabagismo e o sedentarismo. Já os fatores genéticos envolvem alterações nos níveis dos hormônios que auxiliam no controle de peso, pré-disposição e hereditariedade.
A obesidade pode ser considerada a doença do século, pois tudo em nosso dia a dia favorece o seu desenvolvimento. O ritmo frenético, a falta de tempo para atividades físicas, a má alimentação e os hábitos não saudáveis são o gatilho para essa doença.
Mudar essa realidade não é impossível, mas é trabalhoso. É necessário disciplina e força de vontade para mudar os hábitos e o estilo de vida. Uma alimentação adequada envolve o aumento do consumo diário de frutas, legumes e verduras, a diminuição do consumo de alimentos prontos, gordurosos e muito calóricos como doces e guloseimas. A prática de atividades físicas regulares é fundamental, procure fazer caminhadas e utilizar bicicleta quando a distância for pequena. Não se esqueça de tomar cuidado com o consumo de álcool, ele é um vilão que não damos importância. Evite os excessos e consuma com moderação.
“Uma campanha de peso, faça parte você também!”
Fonte: Equipe Qualidade de Vida Victory

Nenhum comentário:

Postar um comentário