terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação: especialista do MS explica como comer bem e viver bem

 http://www.blog.saude.gov.br/
Dia Mundial da Alimentação: especialista do MS explica como comer bem e viver bem:

Uma alimentação saudável possui frutas, legumes, cereais, leguminosas, hortaliças, com baixo teor de sódio. | Foto: Peter Reali/Corbis
Um prato colorido. Este é o segredo do agente administrativo Carlos Antônio Alves de Almeida para cuidar da alimentação. No almoço, seu prato sempre conta arroz, feijão, verduras e legumes, um tipo de carne, de preferência cozida. “Como bem”, diz ele, em sorriso mostrando os dentes perfeitos. Segundo Carlos, o bom senso é a receita que ele segue ao se alimentar, evitando os excessos de sal, gordura e doces.
A nutricionista Patrícia Jaime avalia que Carlos tem uma dieta adequada. Segundo ela, uma alimentação saudável possui frutas, legumes, cereais, leguminosas, hortaliças, com baixo teor de sódio. “Os alimentos industrializados tem quantidade muito elevada de sal porque ele é usado na conservação desse alimento. Por isso eles devem ser consumidos em pequenas porções”, afirma a coordenadora da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
Patrícia também aconselha cuidados extras no preparo e cozimento dos alimentos. “O uso de ervas frescas, como cebolinha, por exemplo, consiste em uma boa alternativa para deixar a comida saborosa. As carnes podem ser assadas ou cozidas e assim ficam menos gordurosas”, diz a nutricionista. E para os que gostam de adotar modismos, ela garante que a dupla brasileira arroz e feijão vence qualquer campeonato de alimentação saudável. “Eles são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como ferro, além de serem ricos em fibras”, afirma a nutricionista.
No caso das crianças em idade escolar, Patrícia aconselha os pais a limitar o consumo regular de salgadinhos, biscoitos recheados, bolos processados e refrigerantes diet e light. “A alimentação saudável é uma questão de hábito que se aprende desde cedo”, afirma a coordenadora.
Ações Contra a Obesidade - Ao ter uma alimentação saudável, as pessoas ganham pontos na luta contra a obesidade, um distúrbio da sociedade moderna: 48,5% da população brasileira estão acima do peso e 15,8% é obesa. “A obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes”, afirma a nutricionista Patrícia Jaime.
Segundo ela, o Ministério da Saúde investe na promoção de hábitos saudáveis e firma parcerias com o setor privado e com outras pastas do governo. Para diminuir o consumo de sódio- um dos principais causadores de hipertensão arterial – o MS firmou acordo voluntário com a indústria alimentícia que prevê a diminuição, gradual, do seu uso até 2014. Apenas com a redução prevista no pão francês, estima-se a retirada do mercado de 3.957 toneladas de sódio até 2014. Outras parcerias estão sendo debatidas com a indústria, como o teor de açúcar e gorduras saturadas em produtos industrializados.
Já para incentivar a prática de atividade física, o carro-chefe é o Programa Academia da Saúde, que prevê a construção de espaços públicos para atividade física, lazer e atividades corporais. As academias vão funcionar articuladas com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e terão infraestrutura, com equipamentos e profissionais para a promoção de hábitos de vida mais saudáveis, desenvolvendo atividades de segurança e educação nutricional e alimentar, de práticas corporais, de atividades físicas. Ao todo, já são 2.659 polos habilitados para a construção em todo o país e outros 155 projetos pré-existentes que foram adaptados e custeados pelo Ministério da Saúde.
A criança e o adolescente também estão contemplados nas ações de combate à obesidade. Os ministérios da Saúde e da Educação trabalham em parceria para fortalecer o Programa Saúde na Escola (PSE), criado para assegurar formação integral dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Todos os anos, o programa também promove a Semana de
Mobilização Saúde na Escola - Em 2012, o tema abordado focou a “Prevenção da obesidade na infância e na adolescência”. Ainda este ano serão beneficiados pelo Programa cerca de 12 milhões de alunos, matriculados em cerca de 53 mil escolas. Este trabalho vai contar com o apoio de 14 mil 439 equipes de saúde da família.
As ações no combate a obesidade infantil não se resumem apenas às escolas públicas. O acordo Cantina Saudável, assinado entre o Ministério da Saúde e a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), pretende levar às lanchonetes das instituições de ensino privadas (do básico ao médio) opções de lanches mais saudáveis. A medida, tomada pela primeira vez no Brasil, deve beneficiar cerca de 6,5 milhões de estudantes em todo País.
Fonte: Maria Vitória/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário