terça-feira, 16 de outubro de 2012

PARA NÓS PROFESSORES - Lazer é um aliado no combate ao estresse do professor

 http://www.blog.saude.gov.br/
Lazer é um aliado no combate ao estresse do professor:

Foto: Eric Audras/PhotoAlto/Corbis
Nesta segunda-feira (15), é comemorado o Dia do Professor. A profissão é uma das mais antigas da humanidade e primordial para a formação da sociedade. A arte de ensinar exige dedicação e paciência e, em alguns casos, o ofício pode resultar em um alto nível de estresse.
A psicóloga do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Márcia Abreu*, explica que isso pode acontecer porque na sociedade moderna e contemporânea os pais delegam aos professores o papel de ensinar educação e valores para as crianças – ofício que antes era feito pela família. “Hoje, com a vida moderna, com os pais trabalhando fora, sem tempo, e com esta família em estruturação, ou com a figura materna predominando ou com a figura paterna sem a figura materna, ficou a cargo da escola aprimorar e desenvolver alguns hábitos que antes eram feitos pela família. Essa situação exacerba de atividades o professor”, explica.
E essa mudança de atitude social acaba tornando o ofício de ensinar mais exaustivo. Porém, a psicóloga dá dicas aos professores, para que o estresse causado pelo trabalho seja amenizado, alternando atividades de trabalho com afazeres que lhes dão prazer.  “O ideal é que o profissional possa aproveitar o seu tempo livre efetivamente como tempo livre e não foque apenas no trabalho. É importante que ele pratique atividades físicas, enriqueça sua vida com idas ao cinema, teatro ou outras atividades que possam ser contemplativas”, destaca Marcia Abreu.
Academia da Saúde – O Programa Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividade física, orientação nutricional, oficinas de artes cênicas, dança, palestras e demais atividades que promovam modos de vida saudáveis. O objetivo é estimular a promoção da saúde e bem estar, bem como a prevenção e a redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
O Blog da Saúde parabeniza a todos os professores pela data e pela importância que a profissão tem para a sociedade.
* Marcia Abreu, psicóloga. CRP: 05/9628
 Ilana Paiva / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário