terça-feira, 16 de outubro de 2012

HOJE - 16 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 2012

 http://elosdasaude.wordpress.com/

Esta terça-feira, 16 de outubro, é Dia Mundial da Alimentação.
A data, comemorada desde 1945, homenageia a criação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) e é oportunidade para mobilizar a sociedade para a promoção da alimentação saudável e da segurança alimentar e para o enfrentamento da fome. Em 2012, a iniciativa aborda a atuação das cooperativas agrícolas, que em todo o mundo somam mais de 800 milhões de associados e garantem 100 milhões de empregos – 20% a mais do que as empresas multinacionais –, segundo dados da FAO.
No Rio de Janeiro, o Dia Mundial da Alimentação marca a abertura da Semana da Alimentação Carioca 2012: Cooperativas agrícolas alimentam o mundo, promovida pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar do Rio de Janeiro (Consea Rio). A programação tem início às 14h, com a palestra “Cooperativas agrícolas, abastecimento e consumo alimentar”, que será realizada na na Praça Pio IX, 9º andar. O evento segue até o dia 23 de outubro, terça-feira, com mais palestras, debates e diversas atividades para conscientização sobre a origem e a escolha dos alimentos, de sua produção à mesa.
Na quarta-feira, o Espaço do Servidor, no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova, abriga uma exposição de mudas e temperos, de 9h às 16. Além de aprender como fazer a compostagem doméstica, o público receberá mudas de plantas e materiais com dicas sobre alimentação saudável. A programação também inclui visitas à CEASA-RJ; ao Restaurante Cidadão da Cidade de Deus; à Fazendinha, na Penha; e a oficina de culinária Temperando Conceitos, dia 19, de 9h às 13h, no Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), em Botafogo. O encerramento do evento será no dia 23 de outubro, com o seminário Participação da Agricultura Familiar no Fornecimento para Alimentação Escolar no Município do Rio de Janeiro, de 13h às 16h, na Fazenda Modelo (Estrada do Mato Alto, 5.620, Guaratiba).
Assista ao vídeo Vamos comer?, produzido pelo RAP da Saúde em parceria com o INAD


Nenhum comentário:

Postar um comentário