segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FIQUE SABENDO - DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE MUSCULAÇÃO PARTE II – GRUPOS ESPECIAIS (gestantes, idosos, crianças, hipertensos, diabéticos, obesos e lesionados)

 http://ligadasaude.blogspot.com/

A musculação é uma atividade física muito segura e ampla, que pode ser indicada para qualquer objetivo. Existem inúmeros métodos para atender as necessidades de pessoas saudáveis e grupos especiais. Mas para isso, é muito importante o aluno procurar um professor ou um personal trainer que seja FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, para não colocar em risco a sua saúde.

Os grupos especiais devem sempre ter um acompanhamento médico e apresentar os laudos para o seu professor e caso sintam alguma indisposição durante o exercício, o mesmo deverá ser interrompido e a causa averiguada.

A musculação terapêutica para lesionados é uma excelente opção na qual utiliza-se de exercícios de reabilitação com aparelhos, caneleiras, elásticos e pesos com o objetivo de recuperar os movimentos articulares que foram limitados por alguma lesão.  
Idosos e portadores de Osteoporose por exemplo podem ter uma expectativa de vida maior e melhor, através do fortalecimento de seus ossos e músculos gerando uma maior independência física nas atividades diárias.

A gestante pode ter uma gravidez e um período pós-parto muito melhor com a musculação presente na sua vida, evitando dores articulares, inchaços, flacidez abdominal pela distensão do reto abdominal e pelo excesso de peso corporal, além de prevenir depressão pós-parto.
Diabéticos que aderem a musculação passam a necessitar de menos insulina, além da melhora do estado geral de saúde.

Crianças com tendência a obesidade e ao sedentarismo devem desde cedo aderir aos exercícios para garantir uma vida mais saudável.

Seguem abaixo algumas dúvidas muito comuns:

1-     Quem apresenta DORES NOS JOELHOS pode fazer musculação?
RE: Primeiramente, a dor deverá ser investigada através de exames recomendados por um ortopedista. Após os resultados, o laudo deverá ser apresentado ao professor da academia durante a avaliação, para ser montado um programa de treino com exercícios adequados. Para cada tipo de lesão existem exercícios que devem ser feitos para melhorar (musculação terapêutica) e outros que não devem ser feitos enquanto houver dor.
Um caso muito comum, é a dor pelo excesso de peso corporal. Neste caso, os exames costumam não apresentar lesões e a dor se dá somente pela compressão sofrida pelas estruturas da articulação. Sendo assim, os exercícios permitidos serão os de cadeia cinemática aberta (pés livres - cadeira extensora, mesa flexora, exercícios com caneleiras e elásticos), para fortalecer os músculos sem gerar compressão. Além disso, dieta e exercícios aeróbios sem impacto e pouca sobrecarga deverão fazer parte do programa de treino para a redução do peso corporal e assim, diminuir a sobrecarrega corporal sobre os joelhos.

2-     Portadores de DIABETES podem praticar musculação?
RE: Sim. Muito importante para o controle da glicose e melhora da qualidade de vida. Veja neste link a importância e recomendações:    http://ligadasaude.blogspot.com.br/2012/07/beneficios-da-musculacao-para.html

3-     GESTANTES podem fazer musculação?
RE: Sim. Muito importante para fortalecer músculos e articulações em geral, evitar o excesso de peso e amenizar os sintomas e possíveis patologias decorrentes da gestação, tais como: dores lombares, diástase dos retos (separação dos retos abdominais gerando flacidez), veias varicosas, fraqueza do assoalho pélvico, frouxidão ligamentar e diabetes gestacional. Veja neste link a importância e recomendações: http://ligadasaude.blogspot.com/2012/05/atividade-fisica-para-gestantes.html?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

4-     HIPERTENSOS podem fazer musculação?
RE: Sim. De 3 a 5 vezes por semana, com a intensidade de 50 a 60% da FC (Frequência cardíaca), e para estimular a circulação periférica, utilizar o método circuito, alternando os grupos musculares, com mais repetições (acima de 15) e menos sobrecarga.

5-     OBESOS podem fazer musculação?
RE: Sim. Muito importante para melhorar e manter a integridade das articulações, na maioria das vezes desgastadas e com patologias devido ao excesso de peso. Veja as recomendações neste link: http://ligadasaude.blogspot.com/2012/07/prescricao-de-exercicios-para-obesos.html

6-     IDOSOS podem fazer musculação?
RE: Sim. É uma excelente opção, não somente para a saúde física como também para a saúde mental. Veja neste link os benefícios: http://ligadasaude.blogspot.com/2012/11/exercicios-para-idosos-minhas.html  http://ligadasaude.blogspot.com/2012/11/exercicio-fisico-e-melhor-do-que.html

7-     Portadores de OSTEOPOROSE podem fazer musculação?
RE: Sim. É a atividade mais segura e indicada. Veja as recomendações neste link:   http://ligadasaude.blogspot.com/2012/06/musculacao-uma-arma-contra-osteoporose.html

8-     Portadores de DESVIOS, HÉRNIAS OU DORES NA COLUNA VERTEBRAL podem praticar musculação ?

9-     Quem sente dores no ombro pode fazer musculação?
RE: Sim, após a realização de exames indicados por um ortopedista, veja aqui os exercícios mais indicados:  http://ligadasaude.blogspot.com/2012/09/musculacao-para-lesoes-no-ombro.html

10-   Criança pode fazer musculação? A partir de quantos anos?
RE: Sim, muito importante na prevenção da obesidade, já que esta nova geração é muito influenciada pela tecnologia, o que estimula ao sedentarismo e suas patologias. Recomendo a partir de 12 anos. Porém, até 16 anos, recomendo priorizar exercícios de cadeia cinemática aberta (pés e braços livres, como cadeira extensora, mesa flexora, e exercícios com pesos livres), e os de cadeia cinemática fechada (agachamentos, leg press e desenvolvimentos) com pouca sobrecarga, para não prejudicar o crescimento.


 *** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário