segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Semana Saúde na Escola de 2013 já recebe adesões de municípios

http://www.blog.saude.gov.br/
 
Os municípios interessados em aderir a Semana Saúde na Escola – promovida pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde – têm até o dia 10 de março para se cadastrar no endereço dab.saude.gov.br/sistemas/sgdab. É importante lembrar que, no ato da inscrição, o gestor precisa estar com a senha do fundo municipal de saúde. Este ano a ação acontece entre os dias 11 e 15 de março e tem como temas principais a prevenção da obesidade e saúde ocular.
Este ano, a novidade é que creches e pré-escolas também vão participar da mobilização. Em 2012, a estratégia alcançava apenas estudantes com idade entre 5 e 19 anos. No total, a iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação conseguiu atingir mais de nove milhões de alunos, em aproximadamente 22 mil escolas públicas brasileiras.
A exemplo do ano passado, a atenção à obesidade ainda é prioridade durante a ação. Isso porque 7% das crianças com até cinco anos estão com excesso de peso. Esta taxa aumenta para 30% quando a comparação é feita entre crianças de cinco a nove anos. Já nos adolescentes, com idade entre 10 e 19 anos, o percentual chega a 20%.
Thaís Severino da Silva, coordenadora do Programa Saúde na Escola, explica a importância da ação para a saúde das crianças e adolescentes. “Este ano, o tema vai ser obesidade e qualidade visual, dentro do projeto Olhar Brasil. Em relação a capacidade visual, foi identificado que, hoje, 30% das crianças em idade escolar apresentam problema de refração. Esse problema de refração tem trazido muitas influências para a questão da evasão escolar, repetência escolar e limitações. Isso cria dificuldades para futura inclusão no mercado de trabalho dessas crianças que estão na escola”, destaca.
Também foram programadas atividades educativas para tratar temas como o uso de álcool, crack, tabaco e outras drogas com os educandos dos dois últimos anos do ensino fundamental e para todo o ensino médio.
Além disso, estão previstas ações referentes à educação para a saúde sexual, direitos reprodutivos e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), promoção da cultura de paz, promoção das práticas corporais e atividade física e lazer nas escolas.
Ações para o Município - Desde segunda-feira (18), a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) tem realizado videoconferências para esclarecer dúvidas e prestar informações gerais aos Grupos de Trabalho Intersetorias Estaduais do PSE. Os encontros virtuais já contemplaram 15 estados, e a expectativa é de que até a próxima segunda-feira (25) todos já estejam participando.
Veja o cronograma das videoconferências e as acompanhe em tempo real pelo endereço www.saude.gov.br/emtemporeal:
  • Dia 18/02 – manhã: (MA; PA; PB) – tarde: (PE; RN; AL)
  • Dia 19/02 – manhã: (BA; CE; PI) – tarde: (SE; TO; RR)
  • Dia 20/02 – tarde: (AC; AM; AP)
  • Dia 21/02- manhã: (ES; MG; RJ) – tarde: (SP; RS; SC)
  • Dia 22/02 – tarde: (MS; MT; PR)
  • Dia 25/02 – tarde: (RO; DF; GO)
Não deixe de conferir os materiais que serão trabalhados ao longo da Semana Saúde na Escola no endereço http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php. Também estão disponíveis para download uma apresentação sobre o processo de adesão, veiculada pelas videoconferências e as fichas do e-SUS AB que poderão ser utilizadas pelas equipes do PSE, tanto o Mapa de Atividade Coletiva, quanto a Ficha de Atendimento Individual.
Ação Brasil Carinhoso - Com a sua integração à Ação Brasil Carinhoso, em novembro passado o PSE mobilizou 122 municípios a realizarem ações de prevenção e promoção da saúde nas pré-escolas. Destes, 31 receberão incentivo financeiro. No ano de 2013, além das escolas de nível fundamental e médio, o PSE também contemplará educandos de creches e pré-escolas.
Os repasses financeiros da Semana Saúde na Escola 2012, tanto para os municípios que atingiram as metas pactuadas quanto para os participantes da semana saúde na escola e mobilização Brasil Carinhoso, constarão em portaria prevista para o mês de março de 2013.
Mais informações - Entre em contato pelo e-mail pse@saude.gov.br ou pelos telefones (061) 3315-9091/ 3315-9068 (Ministério da Saúde) e (061) 2022-9298/ 2022-9209 ou pse@mec.gov.br (Ministério da Educação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário