segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FIQUE SABENDO - Ministério da Saúde promove alimentação saudável nas escolas

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
Para promover hábitos mais saudáveis entre as crianças, o Ministério da Saúde criou o Manual das Cantinas Escolares: promovendo a alimentação saudável. O documento foi desenvolvido para incentivar os colégios a oferecerem às crianças alimentos com menos sódio, açúcar e gordura. A coordenadora da área de nutrição do Ministério da Saúde, Patricia Jaime, conta que a comunidade escolar está cada vez mais empenhada a seguir o Manual das Cantinas Saudáveis. “Tivemos uma excelente receptividade dos diretores das escolas particulares, dos administradores das cantinas das escolas e também da comunidade escolar: os professores e a associação de pais e mestres. Porque as pessoas já reconhecem a necessidade de ações de educação e de apoio às crianças para a adoção de uma pratica alimentar mais saudável.”
Patricia também chamou a atenção para um dado levantado em 2009 pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: os refrigerantes e as frituras estão no cardápio de 40% das crianças. Patricia Jaime acredita que o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis pode ajudar a mudar o mau hábito. “O manual traz o que é esse trio de responsabilidade pela formação de hábitos alimentares saudáveis das crianças, que significa a família, a escola e os serviços de saúde. É este o nosso esforço: trabalhar esses três arcos de responsabilidade.”
A expectativa do Ministério da Saúde é que pelo menos 18 mil instituições de ensino passem a oferecer aos estudantes lanches menos calóricos e com maior valor nutritivo. O Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável está disponível no site www.saude.gov.br/nutricao.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário